Kaizen

A filosofia de fazer tudo com perfeição é antiga no Japão, desde a forja de uma katana até a poda de um bonsai, os japoneses buscam aprimorar os processos continuamente. Nas empresas essa melhoria continua pode ser chamada de Kaizen, um modelo que envolve todos os trabalhadores no desenvolvimento de soluções para o negócio.

Aprimore a forma como você faz as coisas.

Adotar essa linha de pensamento em sua organização pode te ajudar a reduzir desperdícios e aumentar a qualidade de sua proposta de valor. Continue lendo para saber mais sobre esse assunto e entender como colocá-lo em prática!

Princípios do Kaizen

A base dessa metodologia são as pessoas, todo o quadro de funcionários precisa estar envolvido, tanto os do nível operacional quanto os dos níveis tático e estratégico, porque assim todas as áreas da empresa estarão sobre vigilância constante. Porém, isso só vai funcionar com profissionais capacitados para procurar problemas e propor aprimoramentos.

Deve haver disciplina e método em todas as análises e ações corretivas, algo que só pode ser alcançado por meio de estudo e treinamentos. A corporação precisa adotar rotinas e técnicas baseadas em conhecimentos oriundos de fatos comprovados.

É importante que as equipes responsáveis por analisar e resolver os problemas sejam multifuncionais, englobando colaboradores de diferentes posições hierárquicas, em especial aqueles que são afetados diretamente pelos gargalos. Um operário tem um conhecimento muito maior sobre os procedimentos do chão de fábrica do que um executivo, por isso é necessário considerar todas as opiniões.

Incentivar a participação de todos e criar um ambiente de trabalho aberto a sugestões é o que garante um bom programa de melhoria continua. O reconhecimento das ideias apresentadas pelos profissionais é um bom meio de mantê-los motivados.

Pode ser difícil para um empresário reconhecer que a empresa não está indo tão bem quanto poderia, mas é necessário entender que um negócio só pode sobreviver se for capaz de se desenvolver. Nem todas as crises podem ser antecipadas, mas com as ferramentas certas é possível lidar com elas.

Diagrama de Ishikawa

Existem diversas formas de analisar problemas e identificar suas fontes, mas a que mais combina com o Kaizen é o modelo gráfico criado por Kaoru Ishikawa. Sua estrutura se baseia na espinha de um peixe, onde as causas estão divididas em seis categorias, que fluem em direção ao problema.

Diagrama de Ishikawa

A aplicação é simples, consiste em membros da equipe sugerindo causas relacionadas a cada tipo de categoria. Por exemplo, se o problema for produtos com defeito, então podemos ter as seguintes causas:
  1. Força de trabalho - operários sem treinamento;
  2. Métodos - ações não padronizadas;
  3. Máquinas - equipamento falhando;
  4. Medições - sem estudo de tempos e movimentos;
  5. Materiais - matéria prima de baixa qualidade;
  6. Mãe natureza - clima deteriorando produtos.
Lembrando que cada categoria pode ter várias causas, por isso é importante envolver vários profissionais no sistema de sugestões. A partir daí é possível ponderar soluções para resolver o problema.

Desenvolvendo soluções com 5W2H

Essa ferramenta baseada em questionamentos é fácil de compreender e aplicável em diversos contextos. Sua nomenclatura tem base no idioma inglês e se refere às seguintes perguntas:
  • What: O que? (O que será feito);
  • Where: Onde? (Onde será feito);
  • When: Quando? (Quando deve ser entregue);
  • Why: Por que? (O motivo de ser feito);
  • Who: Quem? (Quem será responsável);
  • How: Como? (Que processos serão realizados);
  • How Much: Quanto? (Quanto isso vai custar).
Ao responder essas questões, com a solução em mente, a organização terá uma boa ideia de como agir para chegar até a resolução de um problema. Lembrando que você e seu grupo podem fazer questionamentos adicionais caso julguem necessário, é importante que a proposta de melhoria seja o consistente possível.

Benefícios para o negócio

Com a aplicação da filosofia Kaizen na empresa é possível, dentre várias melhorias, aumentar a produtividade, reduzir desperdícios, motivar os funcionários e aprimorar a qualidade dos produtos. Quando atingidos, todos esses resultados devem ser comemorados, mas o empreendedor precisa saber que a organização pode e deve ir além, afinal a ideia é melhorar continuamente.

Planeje o processo de aprimoramento, o coloque em prática, confira o resultado e faça ajustes. Ao final, volte para a etapa de planejamento, sempre visando a qualidade máxima dos processos administrativos, motivação dos profissionais e satisfação de seus clientes.

A Shuri sabe das coisas.

E aí, o que acha de adotar a filosofia Kaizen no seu empreendimento? Comente suas dúvidas ou sugestões e aproveite para seguir a página do LINKEDIN, essas ações me ajudam a entender como está sendo sua experiência com meus conteúdos e ainda os deixam visíveis para mais afroempreendedores.

Ubuntu!

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