De onde vem a criatividade?


Lembra de quando você era criança e ficava perturbando os adultos com perguntas, que para eles pareciam bobas? Apesar de todos aqueles questionamentos, você transformava qualquer espaço em branco numa tela de pintura, imaginava o que seria quando crescer, criava brincadeiras e inventava narrativas fantásticas em sua cabeça.

Imagem de Capa

Daí um belo dia você cresceu e todas as dúvidas foram substituídas por certezas sobre o mundo ao seu redor, te deixando sem grandes sonhos desde então. Falando assim até parece um final horrível, mas o nosso poder de criar não morreu, ele está apenas soterrado sob um amontoado de padrões, só precisamos retira-lo dessa situação.

Como ser criativo?

"Você não pode fazer isso", "é impossível", "é burrice" e "não é para você". Sempre aparece alguém dizendo isso. Nós ouvimos essas afirmações tantas vezes, que elas acabam se enraizando na nossa mente e nós começamos a acreditar nelas.

A sociedade é baseada em preconceitos e noções de privilégio. Existe uma crença, ainda muito forte, de que alguns são excepcionais e destinados ao sucesso, enquanto outros são medíocres e relegados à uma existência banal.

O fato é que humanos são seres criativos, sem exceções. Todos nós somos dotados da capacidade de inovar, porque todos nós temos cérebros desenvolvidos, mas como toda "máquina" potente, nosso órgão mais importante precisa de uma fonte de energia parar produzir resultados.

Nenhuma invenção surge do nada, ela é baseada em conceitos, nesse sentido, a matéria prima da inovação é a informação. As melhores formas de obter esse recurso é estudando e fazendo aquilo que as crianças fazem muito bem, questionando tudo.

A tecnologia facilitou muito o aprendizado, você tem acadêmicos compartilhando seu conhecimento em blogs, canais de ciência no Youtube e até astrofísicos pop stars, como Neil deGrasse Tyson, marcando presença nas redes sociais e programas de TV/streaming.

Infelizmente, do mesmo modo que a internet facilita o ato de aprender, ela também dissemina as fake news, é por isso que você precisa voltar a questionar. Não dá para ignorar conhecimentos baseados em anos de metodologias e pesquisas cientificas, para acreditar num texto de Whatsapp dizendo que a terra é plana.

É como meu professor de economia e inovação disse certa vez, "não tenham preguiça mental, vão lá ler um livro". Seguindo esse conselho, vocês vão acabar aprendendo, que inovações podem ser simplesmente, a combinação de ideias que nunca estiveram juntas até então.

Como levar criatividade para o ambiente de trabalho?

Empresas tendem a ser um local excessivamente formal, cheias de regras, hierarquias e paradigmas, coisas que bloqueiam a criatividade. É claro que deve haver autoridade, seriedade e métodos na organização, mas o líder precisa ser democrático o suficiente para permitir a inventividade de sua equipe.

Escute as opiniões, estimule contribuições e faça dinâmicas para sensibilizar e familiarizar seus funcionários com a ideia de inovar dentro do local de trabalho. Além disso, recompense profissionais que estão estudando e invista em treinamentos. Quanto mais as pessoas envolvidas estão munidas de conhecimento, maiores são as chances de o negócio crescer e se destacar no mercado.

Malcolm X

E aí, gostou desse conteúdo em forma de desabafo? Deixa sua opinião nos comentários e se inscreve no GRUPO oficial do blog, assim fica mais fácil de acompanhar as atualizações. Aproveita também para curtir as páginas de FACEBOOK e LINKEDIN, isso facilita que esses conhecimentos alcancem mais afroempreendedores.

UBUNTU!

Comentários

Postagens mais visitadas