Liderança, Gerenciamento & Poder

Empresas dependem de capital intelectual para gerar valor, por sua vez esse recurso é proveniente de capital humano. Nesse sentido, a organização precisa selecionar e recrutar funcionários com competências necessárias para o desenvolvimento da atividade, porém conhecimentos e habilidades não bastam, os colaboradores precisam querer agir pelo negócio, isso se consegue por meio de liderança e gerenciamento.

"Mas espera aí, Adilton. Não é tudo a mesma coisa?". Não, embora compartilhem a característica do direcionamento humano, essas funções têm diferenças fundamentais e é isso que vou explicar nesse blog post.

Arte de Patrick Zircher

Liderança

Ser líder se trata de exercer influência social por meio de ideias e ações, fazendo pessoas acreditarem em determinado conceito e/ou realizarem determinada atividade. É por isso que carisma, sabedoria e propósito são atributos comuns entre líderes, foi com isso que Malcolm X reuniu e engajou negros nas lutas contra o racismo, nos anos 60.

Uma corporação é um organismo complexo, formado por pessoas com comportamentos e predicados mutáveis. Nesse ambiente, é preciso saber que postura será adotada ao dirigir os profissionais. Na área de Gestão de Pessoas, entendemos que existem três estilos de liderança:
  1. Autocrática: o processo decisório fica centralizado na figura do líder.
  2. Democrática: o líder decide considerando a opinião dos liderados.
  3. Liberal: o líder permite e incentiva que os liderados tomem decisões.

Entenda que autocracia não deve resultar em e supressão de direitos, democracia não significa decidir tudo com base em pleitos e liberdade não é sinônimo de caos. Não existe um método melhor ou mais correto, tudo depende da situação em que ele será empregado.

Funcionários jovens e com baixo grau de capacitação podem ser chefiados com base no modelo autocrático, isso os dispensa da responsabilidade decisória e permite que se concentrem nas tarefas e aprendizado. Quando estiverem familiarizados com os processos, adote uma atitude democrática e incentive a exposição de opiniões. Por fim, quando todos estiverem especializados, seja liberal e permita que decidam por conta própria.

Poder

Agora que você já sabe como liderar, é preciso entender o que leva um grupo de indivíduos a seguirem uma única pessoa. Todo relacionamento hierarquizado é baseado em poder, tipo os poderes do T’Challa, mas não aqueles provenientes do vibranium ou da erva do coração, estou falando dos que estão atrelados ao seu título de Pantera Negra.

Arte de Brian Stelfreeze

Uma pessoa poderosa pode ser compreendida como aquela com a capacidade de exercer influência social, ou seja, não existe líder sem poder. A maioria das pessoas já deve ter experimentado um certo grau disso, seja em casa, na escola, no trabalho ou entre um grupo de amigos, o que muda é a origem e a abrangência. A psicologia social classifica as cinco principais bases de poder:
  1. Legitimo: baseado no direito.
  2. Coercitivo: baseado em ameaças e punições.
  3. Recompensa: baseado em promessas e benefícios.
  4. Referência: baseado em carisma.
  5. Experiência: baseado em conhecimentos, habilidades, atitudes e feitos.

Sempre tenha em mente, o exercício de poder afeta os funcionários de um empreendimento em diferentes níveis psicológicos, por isso é imprescindível que o empreendedor tenha conhecimento sobre ética nos negócios.

Gerenciamento

Diferente da liderança, que se fundamenta nas relações interpessoais, o gerenciamento depende de competências técnicas. Enquanto o líder imagina e transmite suas estratégias, o gestor trata de implanta-las. Líderes se preocupam com motivação, criatividade e valor, cabe a gerência se preocupar com planejamento, finanças e estrutura.

“Legal, mas é possível mesclar esses dois papeis? ”. Sim, isso é extremamente normal e na minha opinião, todo dirigente, principalmente o proprietário, deve ser capaz de agir das duas formas, pois como Ramonda disse para T’Challa em um momento de crise: “não basta ser a espada, é preciso ser a inteligência por trás dela”.

Arte de Chris Sprouse

E aí, gostou do aprendizado? Para receber mais conteúdos assim, siga as páginas do FACEBOOK e/ou LINKEDIN e, se não for pedir muito, compartilhe esse conhecimento com a comunidade, assim vamos nos desenvolvendo juntos.

UBUNTU!

Comentários

Postagens mais visitadas