Produção Enxuta
Encher o armário com roupas que nunca vai usar, ficar horas
nas redes sociais, colocar mais comida no prato do que é capaz de comer, se
matricular num curso por obrigação e exercer uma função que não gosta, tudo
isso é desperdício. Um problema que nos afeta profundamente e que também se
manifesta em organizações, comprometendo suas capacidades produtivas.
1. Superprodução
2. Estoque
3. Movimento
4. Espera
5. Transporte
6. Superprocessamento
7. Defeitos
Estratégia de Produção Enxuta
Um processo produtivo é possibilitado por cinco elementos
essenciais, são eles: tempo, espaço, matéria, força e informação. O uso irregular desses
recursos pode acarretar nos sete desperdícios, que você aprenderá a identificar
nesse blog post.
1. Superprodução
Empresas costumam basear sua produção em previsões
estatísticas, o problema é que, independente da precisão dos cálculos, nenhum
resultado pode ser tomado como certeza. Se produzir menos, a demanda ficará
insatisfeita; se produzir mais, terá um gasto desnecessário.
Imagine as horas gastas trabalhando em itens que nunca serão
vendidos, nas habilidades profissionais desperdiçadas e nos insumos perdidos.
Produção em massa não resulta em receita massiva. Não se trata de fazer mais,
se trata de fazer o necessário, da melhor maneira possível.
2. Estoque
A superprodução resulta em áreas ocupadas com produtos em
excesso. Pense bem, é muito melhor ter dinheiro na conta da empresa, do que
desperdiçado em materiais abarrotando um galpão.
Outro risco do estoque está atrelado a validade de certos
insumos, produtos acabados e semiacabados, porque além do
"investimento" desnecessário, o empreendimento terá de lidar com o
custo do descarte.
3. Movimento
Ir para lá, vir para cá, pegar uma ferramenta no armazém e
levar uma peça para outro setor, esses são alguns exemplos de movimentações
desnecessárias que geralmente ocorrem numa fábrica.
Esse tipo de desperdício impacta diretamente na sua
capacidade de produzir, é muito tempo e esforço utilizados em ações que não agregam
qualquer valor ao processo. Isso acontece porque não existe um planejamento
prévio das etapas de confecção, algo que provoca confusão e desordem.
4. Espera
Enquanto a mão-de-obra faz movimentos desnecessários, seu
cliente fica esperando pelo pedido. Essa é uma questão recorrente e campeã em
reclamações de consumidores.
Atrasos em entregas costumam ser provocados por gargalos na
linha de montagem, que por sua vez, são gerados por movimentos desnecessários,
defeitos no maquinário, erros no desenvolvimento do produto, acidentes e
problemas com fornecedores.
5. Transporte
Transportar insumos e produtos acabados costuma depender de
veículos, que consomem combustível, precisam ser pilotados e passar por
manutenções periódicas. A logística deve ser muito bem planejada para evitar
idas e vindas sem propósito.
Fábricas mal localizadas, longe de centros de distribuição e
fornecedores, costumam ser a principal causa desse desperdício, que também pode
provocar uma maior espera.
6. Superprocessamento
Colocar diversas funcionalidades num produto pode parecer um
grande diferencial, mas o tempo de produção será maior, o número de
profissionais envolvidos irá aumentar e você ainda pode ter um custo adicional
com P&D. Evite entregar produtos de usabilidade muito complexa para o
cliente, ele não precisa de um canivete suíço se sua necessidade é apenas
cortar uma corda, a simplicidade de uma faca resolve esse problema.
Saturar uma oferta com elementos, que muitas vezes nem serão usados pela demanda, é um dos maiores desperdícios. Para evita-lo, procure entender o que seu público realmente busca e entregue exatamente isso para ele, seu custo de produção e o preço de venda serão menores, algo bom para o consumidor e para sua empresa.
Saturar uma oferta com elementos, que muitas vezes nem serão usados pela demanda, é um dos maiores desperdícios. Para evita-lo, procure entender o que seu público realmente busca e entregue exatamente isso para ele, seu custo de produção e o preço de venda serão menores, algo bom para o consumidor e para sua empresa.
7. Defeitos
Produtos abaixo do padrão implicam em retrabalho,
reclamações e necessidades de reparos. Nesse processo de correção você gastará
mais tempo e terá que adquirir mais recursos. Além disso, unidades com defeito,
quando não identificados, podem ser prejudiciais para o cliente e
consequentemente, para a imagem da empresa.
Esse último desperdício costuma ser causado por desencontro
de informações, falhas em maquinários, erro humano e insumos de baixa
qualidade. Capacitação, investimento em tecnologia e parcerias confiáveis são
importantes para evitar esse problema.
Estratégia de Produção Enxuta
É um posicionamento baseado na ideia de just-in-time, uma metodologia focada e produzir apenas conforme
solicitado pela demanda, "enxugando" os excessos do sistema produtivo. Uma forma de lidar com os desperdícios de
superprodução e estoque, porém depende de fornecedores confiáveis, rígido controle
de qualidade, estudo de tempos e movimentos e um bom planejamento logístico.
Sem essa disciplina, o consumidor não ficara satisfeito com a entrega.
O ideal é produzir
apenas o suficiente, com menor desperdício possível, para impedir sobrecarga de
capacidades e desequilíbrios funcionais. Busque sempre o menor tempo entre o
pedido do cliente e a entrega do produto acabado.
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