Produção Enxuta

Encher o armário com roupas que nunca vai usar, ficar horas nas redes sociais, colocar mais comida no prato do que é capaz de comer, se matricular num curso por obrigação e exercer uma função que não gosta, tudo isso é desperdício. Um problema que nos afeta profundamente e que também se manifesta em organizações, comprometendo suas capacidades produtivas.

Capa

Um processo produtivo é possibilitado por cinco elementos essenciais, são eles: tempo, espaço, matéria, força e informação. O uso irregular desses recursos pode acarretar nos sete desperdícios, que você aprenderá a identificar nesse blog post.

1. Superprodução

Empresas costumam basear sua produção em previsões estatísticas, o problema é que, independente da precisão dos cálculos, nenhum resultado pode ser tomado como certeza. Se produzir menos, a demanda ficará insatisfeita; se produzir mais, terá um gasto desnecessário.

Imagine as horas gastas trabalhando em itens que nunca serão vendidos, nas habilidades profissionais desperdiçadas e nos insumos perdidos. Produção em massa não resulta em receita massiva. Não se trata de fazer mais, se trata de fazer o necessário, da melhor maneira possível.

2. Estoque

A superprodução resulta em áreas ocupadas com produtos em excesso. Pense bem, é muito melhor ter dinheiro na conta da empresa, do que desperdiçado em materiais abarrotando um galpão.

Outro risco do estoque está atrelado a validade de certos insumos, produtos acabados e semiacabados, porque além do "investimento" desnecessário, o empreendimento terá de lidar com o custo do descarte.

3. Movimento

Ir para lá, vir para cá, pegar uma ferramenta no armazém e levar uma peça para outro setor, esses são alguns exemplos de movimentações desnecessárias que geralmente ocorrem numa fábrica.

Esse tipo de desperdício impacta diretamente na sua capacidade de produzir, é muito tempo e esforço utilizados em ações que não agregam qualquer valor ao processo. Isso acontece porque não existe um planejamento prévio das etapas de confecção, algo que provoca confusão e desordem.

4. Espera

Enquanto a mão-de-obra faz movimentos desnecessários, seu cliente fica esperando pelo pedido. Essa é uma questão recorrente e campeã em reclamações de consumidores.

Atrasos em entregas costumam ser provocados por gargalos na linha de montagem, que por sua vez, são gerados por movimentos desnecessários, defeitos no maquinário, erros no desenvolvimento do produto, acidentes e problemas com fornecedores.

5. Transporte

Transportar insumos e produtos acabados costuma depender de veículos, que consomem combustível, precisam ser pilotados e passar por manutenções periódicas. A logística deve ser muito bem planejada para evitar idas e vindas sem propósito.

Fábricas mal localizadas, longe de centros de distribuição e fornecedores, costumam ser a principal causa desse desperdício, que também pode provocar uma maior espera.

6. Superprocessamento

Colocar diversas funcionalidades num produto pode parecer um grande diferencial, mas o tempo de produção será maior, o número de profissionais envolvidos irá aumentar e você ainda pode ter um custo adicional com P&D. Evite entregar produtos de usabilidade muito complexa para o cliente, ele não precisa de um canivete suíço se sua necessidade é apenas cortar uma corda, a simplicidade de uma faca resolve esse problema.

Saturar uma oferta com elementos, que muitas vezes nem serão usados pela demanda, é um dos maiores desperdícios. Para evita-lo, procure entender o que seu público realmente busca e entregue exatamente isso para ele, seu custo de produção e o preço de venda serão menores, algo bom para o consumidor e para sua empresa.

7. Defeitos

Produtos abaixo do padrão implicam em retrabalho, reclamações e necessidades de reparos. Nesse processo de correção você gastará mais tempo e terá que adquirir mais recursos. Além disso, unidades com defeito, quando não identificados, podem ser prejudiciais para o cliente e consequentemente, para a imagem da empresa.

Esse último desperdício costuma ser causado por desencontro de informações, falhas em maquinários, erro humano e insumos de baixa qualidade. Capacitação, investimento em tecnologia e parcerias confiáveis são importantes para evitar esse problema.

Estratégia de Produção Enxuta

É um posicionamento baseado na ideia de just-in-time, uma metodologia focada e produzir apenas conforme solicitado pela demanda, "enxugando" os excessos do sistema produtivo. Uma forma de lidar com os desperdícios de superprodução e estoque, porém depende de fornecedores confiáveis, rígido controle de qualidade, estudo de tempos e movimentos e um bom planejamento logístico. Sem essa disciplina, o consumidor não ficara satisfeito com a entrega.

O ideal é produzir apenas o suficiente, com menor desperdício possível, para impedir sobrecarga de capacidades e desequilíbrios funcionais. Busque sempre o menor tempo entre o pedido do cliente e a entrega do produto acabado.

Evite o desperdício.

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