O Valor do Trabalho em Equipe para a Empresa


Anos 2000, você está no ensino fundamental, dentro da sala de aula, conversando com os amigos que você fez nos tempos de primário. Vocês gostam das mesmas coisas, detestam o mesmo valentão e levam broncas pelos mesmos motivos.

De repente, a professora entra na sala, encerrando o coro acalorado e incompreensível dos alunos. "Vai ter trabalho em grupo hoje", ela fala. Você e sua patota trocam olhares de cumplicidade, porque sabem exatamente a qual grupo pertencem e já vão até juntando as mesas. A professora olha para a cena, nitidamente fingindo surpresa. "Eu formo os grupos", ela diz com certa satisfação.

Pois é, seja por afinidade ou obrigação, pessoas se agrupam. Dois indivíduos ou mais, cada um com seus próprios conhecimentos e habilidades, trabalhando juntos para atingir um objetivo comum. Esse fenômeno é resultado de uma característica básica da nossa espécie e como você verá aqui, tem um papel fundamental nas organizações.

Capa: Trabalho em Equipe

A Experiência de Hawthorne

Elton Mayo foi um psicólogo e sociólogo australiano, considerado o pai da Teoria das Relações Humanas, que entre as décadas de 20 e 30, conduziu um estudo comportamental em uma fábrica da Western Electric Company, localizada no bairro de Hawthorne, na cidade de Chicago, nos EUA.

O proposito inicial do experimento era entender a relação entre iluminação e produtividade, algo que não aconteceu da maneira esperada. A pesquisa não identificou ligação entre a luminosidade e a capacidade produtiva das operarias, no lugar disso, permitiu a compreensão, de que uma empresa demonstrando preocupação com o ambiente de trabalho, já é suficiente para motivar trabalhadores.

Fases da Experiência de Hawthorne

Os pesquisadores seguiram com o projeto, se focando nos fatores sociais e psicológicos da organização, concluindo que o relacionamento humano, aliado ao senso de participação e acolhimento, é essencial para o engajamento de trabalhadores.

A Pirâmide das Necessidades

Você está nos minutos finais do seu horário de almoço, tentando relaxar, enquanto olha para o feed de notícias do Facebook. Entre memes, discussões e vídeos engraçados, você identifica o anúncio de um novo smartphone. Automaticamente você sente a necessidade de possuir o aparelho, a simples ideia de não o ter te deixa em estado de tensão.

Daqui em diante, é uma questão de capacidade e ação, que pode resultar em vários cenários.  Num deles o telefone está caro demais e você compensa isso comprando uma versão substituta. No outro, o produto não está mais disponível e isso te provoca um sentimento de frustração. Num terceiro cenário, você compra o produto e ele não atende as expectativas. No cenário mais otimista, você compra o smarthphone e ele satisfaz suas necessidades.

Perceba que a necessidade é uma espécie de combustível para ação, ela motiva as pessoas a buscarem um estado de equilíbrio satisfatório. Com isso em mente, o psicólogo Abrahan Maslow, esboçou uma hierarquia de necessidades humanas, nos anos 40.

Pirâmide das Necessidades

A progressão nessa estrutura acontece de baixo para cima, quando a pessoa tem todas as necessidades fisiológicas atendidas, ela passa a buscar segurança, e assim por diante. Na base da pirâmide estão as necessidades primárias, geralmente relacionadas a questões físicas; no topo estão as necessidades secundárias, que têm relação direta com questões psicológicas.
  1. Fisiológicas: alimento, sexo e descanso.
  2. Segurança: abrigo, emprego e benefícios.
  3. Sociais: afeto, amor e afiliação.
  4. Estima: autoconfiança, valor e utilidade.
  5. Autorrealização: independência, sonhos e conquistas.

Enquanto empregador, você precisa fornecer maneiras pelos quais seus funcionários serão capazes de satisfazer essas necessidades, isso fará bem para eles e para sua empresa.

Formação de Equipes

Uma equipe é um grupo organizado de pessoas, que compartilham um mesmo objetivo e buscam atingir as mesmas metas. Os membros possuem conhecimentos e habilidades complementares, que são transmitidas aos colegas, por meio da observação de ações individuais, num processo continuo que ajuda a formar a cultura organizacional. Equipes se formam através das seguintes etapas:
  1. Iniciação – período de incertezas e inseguranças.
  2. Diferenciação – surgem opiniões diferentes e conflitos.
  3. Integração – cada um entende seu papel e função.
  4. Maturidade – todos trabalham para alcançar o objetivo comum.

Participar de um grupo atende as necessidades sociais e permite atender a necessidade de estima, desde que o membro se sinta e seja percebido como útil no trabalho. O papel do líder é manter a equipe saudável e produtiva, disponibilizando canais de comunicação eficientes, garantindo respeito à diversidade e deixando todos os integrantes cientes dos objetivos, metas, recursos, prazos e responsabilidades.

Mandela sobre Ubuntu

Se achou esse conteúdo útil, compartilhe com outros afroempreendedores no FACEBOOK ou LINKEDIN. Aproveita para avaliar e comentar, isso é importante para que eu saiba como está sendo sua experiência lendo os meus textos.

Ubuntu!

Comentários

Postagens mais visitadas