O Valor do Trabalho em Equipe para a Empresa
Anos 2000, você está no ensino fundamental, dentro da sala
de aula, conversando com os amigos que você fez nos tempos de primário. Vocês
gostam das mesmas coisas, detestam o mesmo valentão e levam broncas pelos
mesmos motivos.
De repente, a professora entra na sala, encerrando o coro
acalorado e incompreensível dos alunos. "Vai ter trabalho em grupo
hoje", ela fala. Você e sua patota trocam olhares de cumplicidade, porque
sabem exatamente a qual grupo pertencem e já vão até juntando as mesas. A
professora olha para a cena, nitidamente fingindo surpresa. "Eu formo os
grupos", ela diz com certa satisfação.
Pois é, seja por afinidade ou obrigação, pessoas se agrupam.
Dois indivíduos ou mais, cada um com seus próprios conhecimentos e habilidades,
trabalhando juntos para atingir um objetivo comum. Esse fenômeno é resultado de
uma característica básica da nossa espécie e como você verá aqui, tem um papel
fundamental nas organizações.
Capa: Trabalho em Equipe |
A Experiência de Hawthorne
Elton Mayo foi um psicólogo e sociólogo australiano,
considerado o pai da Teoria das Relações Humanas, que entre as décadas de 20 e
30, conduziu um estudo comportamental em uma fábrica da Western Electric
Company, localizada no bairro de Hawthorne, na cidade de Chicago, nos EUA.
O proposito inicial do experimento era entender a relação
entre iluminação e produtividade, algo que não aconteceu da maneira esperada. A
pesquisa não identificou ligação entre a luminosidade e a capacidade produtiva
das operarias, no lugar disso, permitiu a compreensão, de que uma empresa
demonstrando preocupação com o ambiente de trabalho, já é suficiente para
motivar trabalhadores.
Fases da Experiência de Hawthorne |
Os pesquisadores seguiram com o projeto, se focando nos
fatores sociais e psicológicos da organização, concluindo que o relacionamento
humano, aliado ao senso de participação e acolhimento, é essencial para o
engajamento de trabalhadores.
A Pirâmide das Necessidades
Você está nos minutos finais do seu horário de almoço, tentando
relaxar, enquanto olha para o feed de
notícias do Facebook. Entre memes,
discussões e vídeos engraçados, você identifica o anúncio de um novo smartphone. Automaticamente você sente a
necessidade de possuir o aparelho, a simples ideia de não o ter te deixa em
estado de tensão.
Daqui em diante, é uma questão de capacidade e ação, que
pode resultar em vários cenários. Num
deles o telefone está caro demais e você compensa isso comprando uma versão substituta.
No outro, o produto não está mais disponível e isso te provoca um sentimento de
frustração. Num terceiro cenário, você compra o produto e ele não atende as
expectativas. No cenário mais otimista, você compra o smarthphone e ele satisfaz suas necessidades.
Perceba que a necessidade é uma espécie de combustível para
ação, ela motiva as pessoas a buscarem um estado de equilíbrio satisfatório. Com
isso em mente, o psicólogo Abrahan Maslow, esboçou uma hierarquia de
necessidades humanas, nos anos 40.
Pirâmide das Necessidades |
A progressão nessa estrutura acontece de baixo para cima,
quando a pessoa tem todas as necessidades fisiológicas atendidas, ela passa a
buscar segurança, e assim por diante. Na base da pirâmide estão as necessidades
primárias, geralmente relacionadas a questões físicas; no topo estão as
necessidades secundárias, que têm relação direta com questões psicológicas.
- Fisiológicas: alimento, sexo e descanso.
- Segurança: abrigo, emprego e benefícios.
- Sociais: afeto, amor e afiliação.
- Estima: autoconfiança, valor e utilidade.
- Autorrealização: independência, sonhos e conquistas.
Enquanto empregador, você precisa fornecer maneiras pelos
quais seus funcionários serão capazes de satisfazer essas necessidades, isso
fará bem para eles e para sua empresa.
Formação de Equipes
Uma equipe é um grupo organizado de pessoas, que
compartilham um mesmo objetivo e buscam atingir as mesmas metas. Os membros
possuem conhecimentos e habilidades complementares, que são transmitidas aos
colegas, por meio da observação de ações individuais, num processo continuo que
ajuda a formar a cultura organizacional. Equipes se formam através das
seguintes etapas:
- Iniciação – período de incertezas e inseguranças.
- Diferenciação – surgem opiniões diferentes e conflitos.
- Integração – cada um entende seu papel e função.
- Maturidade – todos trabalham para alcançar o objetivo comum.
Participar de um grupo atende as necessidades sociais e
permite atender a necessidade de estima, desde que o membro se sinta e
seja percebido como útil no trabalho. O
papel do líder é manter a equipe saudável e produtiva, disponibilizando canais
de comunicação eficientes, garantindo respeito à diversidade e deixando todos
os integrantes cientes dos objetivos, metas, recursos, prazos e
responsabilidades.
Mandela sobre Ubuntu |
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