Mapa da Empatia


Entender o que as pessoas sentem e ser capaz de se imaginar na situação delas, isso é ser empático. Essa característica é essencial para o convívio humano e, como você verá aqui, gerar valor para o público alvo.


Entenda seus clientes com o Mapa da Empatia

A palavra persona é muito falada na área de marketing, esse termo se refere a um cliente hipotético, criado por meio de dados reais, que ajuda a empresa a compreender aspectos de seus consumidores. Obviamente, estatísticas são importantes para definir estratégias mercadológicas, mas quando se trata de entender necessidades humanas, a melhor ferramenta é a nossa capacidade de se colocar na posição de nossos semelhantes.

Baseado no modelo da XPLANE

Rascunhar perfis de segmentos de clientes, sem a dependência exclusiva de resultados matemáticos, essa é a função do Mapa da Empatia, metodologia desenvolvida pela empresa XPLANE. Nos próximos tópicos, vou explicar como você pode combinar suas habilidades empáticas com este modelo visual.

1. Quem é o Cliente?

Embora seja um personagem fictício, suas características precisam ser realistas. Seu consumidor precisa ter nome, idade, profissão, família, casa entre outros aspectos, que o definam e indiquem em qual situação ele se encontra.

2. O que o cliente precisa fazer?

Pessoas precisam realizar tarefas e tomar decisões diariamente, seja no trabalho, escola ou em casa. Imagine como é essa rotina e como o cliente está se saindo nela, aproveite para imaginar como sua empresa poderia ajudar nisso.

3. O que ele vê?

Pense nos programas de TV e canais de youtube que ele assiste, nos livros e blogs que lê, na estética do ambiente em que está inserido e como isso o afeta.

4. O que ele fala?

Imagine as coisas que o cliente fala em público, que ideias ele replica e como isso influência sua presença nos meios que frequente.

5. O que ele faz?

Visualize o comportamento do cliente em público e no âmbito privado, descreva como isso afeta o meio onde ele vive.

6. O que ele escuta?

Diga quem são os cantores preferidos e quais músicas ele ouve, imagine o que as pessoas dizem para o seu consumidor e como isso a influência.

7. O que ele pensa?

Por fim, fale sobre aquilo que passa pela cabeça do cliente, as suas opiniões, medos e sonhos.

Baseado no modelo da XPLANE

Desenhe o Mapa da Empatia numa folha de papel e preencha os campos respondendo as sete perguntas, tente imaginar ao menos três personas para cada pacote de produtos que sua empresa oferece. Use post-its, canetas coloridas e faça desenhos, quanto mais visual for o modelo, mais fácil será para fixar suas informações.

Por favor, compartilhe esse conteúdo com outros afroempreendedores no FACEBOOK ou LINKEDIN, assim a comunidade se desenvolve em conjunto!

Ubuntu!

Comentários

Postagens mais visitadas