Mapa da Empatia
Entender o que as pessoas
sentem e ser capaz de se imaginar na situação delas, isso é ser empático. Essa
característica é essencial para o convívio humano e, como você verá aqui, gerar
valor para o público alvo.
Entenda seus clientes com o Mapa da
Empatia
A palavra persona é
muito falada na área de marketing, esse termo se refere a um cliente
hipotético, criado por meio de dados reais, que ajuda a empresa a compreender aspectos de seus consumidores.
Obviamente, estatísticas são importantes para definir estratégias
mercadológicas, mas quando se trata de entender necessidades humanas, a melhor
ferramenta é a nossa capacidade de se colocar na posição de nossos semelhantes.
Baseado no modelo da XPLANE |
Rascunhar perfis de segmentos de clientes, sem a dependência exclusiva de resultados matemáticos,
essa é a função do Mapa da Empatia, metodologia desenvolvida pela empresa XPLANE. Nos próximos tópicos, vou explicar
como você pode combinar suas habilidades empáticas com este modelo visual.
1. Quem é o Cliente?
Embora seja um personagem
fictício, suas características precisam ser realistas. Seu consumidor precisa
ter nome, idade, profissão, família, casa entre outros aspectos, que o definam
e indiquem em qual situação ele se encontra.
2. O que o cliente precisa fazer?
Pessoas precisam realizar
tarefas e tomar decisões diariamente, seja no trabalho, escola ou em casa.
Imagine como é essa rotina e como o cliente está se saindo nela, aproveite para
imaginar como sua empresa poderia ajudar nisso.
3. O que ele vê?
Pense nos programas de TV e
canais de youtube que ele assiste, nos livros e blogs que lê, na estética do
ambiente em que está inserido e como isso o afeta.
4. O que ele fala?
Imagine as coisas que o
cliente fala em público, que ideias ele replica e como isso influência sua
presença nos meios que frequente.
5. O que ele faz?
Visualize o comportamento do
cliente em público e no âmbito privado, descreva como isso afeta o meio onde
ele vive.
6. O que ele escuta?
Diga quem são os cantores
preferidos e quais músicas ele ouve, imagine o que as pessoas dizem para o seu
consumidor e como isso a influência.
7. O que ele pensa?
Por fim, fale sobre aquilo
que passa pela cabeça do cliente, as suas opiniões, medos e sonhos.
Baseado no modelo da XPLANE |
Desenhe o Mapa da Empatia
numa folha de papel e preencha os campos respondendo as sete perguntas, tente
imaginar ao menos três personas para cada pacote de produtos que sua empresa
oferece. Use post-its, canetas coloridas e faça desenhos, quanto mais
visual for o modelo, mais fácil será para fixar suas informações.
Por favor, compartilhe esse
conteúdo com outros afroempreendedores no FACEBOOK ou LINKEDIN, assim
a comunidade se desenvolve em conjunto!
Ubuntu!
Comentários
Postar um comentário