Sankofa - O Modelo de Inovação dos Afroempreendedores


Certa vez Marcus Garvey disse: "um povo sem o conhecimento de seu passado histórico, origem e cultura é como uma árvore sem raízes". Por isso afroempreendedores precisam se basear na filosofia africana da sankofa, estudando o passado de nosso povo, para mudar suas posições no presente, se tornando capazes de construir um futuro de sucesso.

A África é o berço da inovação, a criatividade corre em nossas veias, tudo que precisamos fazer é resgatar a nossa capacidade de inovar, como os egípcios faziam. O propósito desse blog post é apresentar conceitos que podem ser facilmente aplicados na sua empresa, possibilitando o desenvolvimento de produtos e processos inovadores. Vamos lá!
Sankofa

Inovação

Essa palavra representa o ato de criar, apresentar e/ou renovar algo. Atualmente ela costuma ser relacionada com as grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício, que surgiram com conceitos disruptivos, revolucionando o mercado, no entanto ela pode ocorrer em diferentes graus de intensidade:
  • Novidade Global: um conceito totalmente novo no mundo, por exemplo, a criação da medicina pelo egípcio Imhotep há 2600 A.C.
  • Novidade para o Mercado: conceitos que são novos dentro de um setor especifico, como a chegada da telefonia móvel no Brasil, na década de 90.
  • Novidade para a Empresa: conceitos já difundidos, mas que ainda não são realidade em todos os empreendimentos, por exemplo, ponto digital em pequenas empresas.
Analisando esses diferentes níveis, fica nítido que inovação não é exclusividade de gigantes tecnológicos, qualquer mudança, por menor que pareça, pode ser considerada inovadora, desde que represente uma melhoria em um estado atual.

Efeito Beija-Flor

Inovar parece uma ação exclusivamente deliberada por humanos, já que se tratam de seres criativos, entretanto isso acontece na natureza desde sempre. Entre 145 e 66 milhões de anos atrás, as plantas passaram a exibir cores vibrantes e exalar aromas intensos, para atrair insetos, que por sua vez transferiam o pólen de uma flor para outra. A relação entre invertebrados e a polinização da flora, chamada de coevolução, é perceptível, mas isso também afetou a evolução de um pássaro.

Para se capaz de se alimentar do néctar das flores, que evoluíram para servir abelhas e borboletas, o beija-flor adquiriu uma habilidade única entre as aves, ser capaz de se manter fixo no ar, batendo as asas tão rápido que pode até mesmo voar de costas. Ou seja, o sistema reprodutivo de vegetais, moldou as asas de uma ave.

Esse fenômeno foi apresentado pelo jornalista Steven Johnson, no seu livro Como Chegamos Até Aqui, que fala da história de invenções que tornaram a vida moderna viável. O Efeito Beija-Flor, assim chamado por Johnson, ocorre com frequência e como você verá aqui, influenciou uma das civilizações mais inovadoras que já existiu.


Pirâmides do Egito

O Rio Nilo nasce em Uganda e corre em direção ao Norte, cortando o Saara até desembocar num delta no Mar Mediterrâneo, numa região chamada Crescente Fértil, o berço da civilização. A abundância de água estimulou a sedentarizarão de povos nômades no local, dando origem ao Egito.

Durante os períodos de cheia, as correntes do Nilo depositavam matéria orgânica nas planícies irrigadas ao seu redor, em um processo natural de fertilização. Isso permitiu a prática da agricultura nas épocas de vazante, porém as plantações eram destruídas com a subida das águas.

Para evitar o prejuízo, os egípcios desenvolveram conceitos matemáticos, afim de prever o comportamento do rio e saber os melhores momentos para plantar e colher. Esse aperfeiçoamento da matemática, forçado pela natureza do Nilo, permitiu a criação de um calendário similar ao que utilizamos hoje, da astronomia, da arquitetura e de um complexo sistema econômico.

Ressalto que, embora tenha um ar de aleatoriedade e imprevisibilidade, Efeito Beija-Flor não deve ser confundido com Efeito Borboleta, esse último trata de relações imperceptíveis e inexplicáveis entre eventos. A relação entre o surgimento de um império e as águas de um rio pode não ser prevista, mas pode ser explicada posteriormente.


Rio Nilo

Ao observar esse fenômeno, percebemos que inovação é o fruto de uma necessidade e sua implantação no ambiente pode resultar em diversas novidades secundárias. Sendo assim, tenha em mente que as possibilidades de uma invenção não se limitam ao interesse de seu inventor, a criação pode ser muito maior do que seu criador é capaz de imaginar. Busque explorar o potencial de suas criações ao máximo, antes que alguém faça isso por você.

Lupa da Inovação

Criatividade, conhecimento técnico, insumos de qualidade e procedimentos bem executados são essenciais para inovar, mas não se engane, o sucesso de uma invenção não depende apenas de você e de sua organização. Conforme Ron Adner disse no livro Sob a Lupa da Inovação, o foco exclusivo na execução acarreta em dois pontos cegos que representam grandes riscos para a prática de inovar.

Risco da Coinovação

Ocorre quando uma invenção depende de outras inovações, por exemplo, um software avançado dependente de um hardware capaz de suportá-lo. Por isso procure entender o impacto que seu produto vai causar no processo de consumo. Vamos imaginar que você desenvolveu um novo conceito de jogo digital:
  • O cliente vai precisar de um console/PC novo?
  • O cliente está disposto a comprar um console/PC novo?
  • Você fornece esses produtos?
  • Os fornecedores atuais precisarão fazer adaptações nos computadores e consoles?
  • Esses fornecedores estão dispostos a fazer essas atualizações?
Esse conceito pode causar uma certa confusão, já que ao estudar o Efeito Beija-Flor compreendemos a coevolução de maneira positiva, bem, isso só é verdade numa relação natural de simbiose, onde organismos se beneficiam mutuamente. Evoluir sozinho, esperando que o mundo todo acompanhe, é uma atitude imprudente, já que um conceito precisa ser viável para o mercado, tanto do ponto de vista técnico quanto do econômico.

Risco de Cadeia de Adesão

Situação em que a opinião do cliente final não é suficiente para que uma novidade seja aplicável ao mercado, por exemplo, remédios que precisam ser aprovados por órgãos reguladores. Fique atento aos atores que devem ser "conquistados" antes do próprio consumidor. Uma inovação precisa estar de acordo com  as leis, ser bem vista pela opinião especializada e não pode prejudicar os interessados. Ainda no exemplo do jogo digital:

  • Qual é a opinião dos youtubers gamers sobre seu jogo?
  • Como a legislação classifica seu jogo?
  • Os financiadores percebem valor nessa proposta?
  • Quem vai distribuir seu produto?
  • Como os pais dos jogadores percebem esse novo jogo?

O mercado é sempre maior do que aparenta, não se trata apenas de clientes e concorrentes. 


Lupa da Inovação

Nem toda novidade será impactada por esses riscos, mas você só terá certeza disso se procurar por eles. Não ignore as ameaças escondidas no ambiente, elas podem te surpreender e inviabilizar seu produto.

Inovar é resolver um problema de maneira criativa, por isso não negligenciem nenhuma necessidade, por menor que ela pareça ser. Sigam o conselho de Garvey, estudem a história do nosso povo e busquem inspiração nos feitos de nossos antepassados. O livro Gênios da Humanidade: Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente, de Carlos Eduardo Machada & Alexandra Baldeh Loras, pode ajudar nisso.

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Ubuntu!

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