A Vantagem do Pioneiro

Você sai para almoçar, cerca de uma hora antes do normal, no restaurante próximo ao seu trabalho, chegando lá percebe que é o primeiro na fila do buffet. A comida está fresca, você vai poder escolher os melhores pedaços de carne e pegar aquela camada de arroz soltinha que fica por cima. Quando chega na mesa, a comida no prato ainda está quente, você está saboreando a vantagem de ser pioneiro.

Capa: Liderando o Mercado

No artigo Competição de Mercado, expliquei que é mais vantajoso criar um nicho totalmente novo, do que ficar disputando clientes em mercados saturados por concorrentes, substitutos e alternativas. A questão é que isso não é algo fácil, por isso dedicarei esse texto para te apresentar ferramentas estratégicas que vão te ajudar na busca pela inovação.

Esquema de Valor

Para executar um processo inovador você pode, se apoiando no Modelo das 4 Ações, reduzir atributos em excesso, eliminar os que forem desnecessários, elevar aqueles que são mais desejados e criar elementos inéditos.

O problema, como falei em Sankofa, é que o foco exclusivo na execução coloca sua inovação no caminho de dois grandes riscos:  ameaça da coinovação, quando seu produto só é viável se os atores do setor forem capacitados para ele; e risco da cadeia de adesão, quando sua invenção precisa convencer complementadores, antes mesmo de ser aprovada pelo cliente final.


Lupa da Inovação, baseada no modelo de Ron Adner.

O ecossistema inovador é extremamente complexo, sendo assim, antes de colocar sua proposta em prática, é aconselhável que você se apoie na ferramenta Esquema de Valor, de Ron Adner, que permite uma análise do ambiente com base nesses cinco questionamentos:
  1. Quem é seu cliente final?
  2. O que é seu projeto?
  3. Quais são seus fornecedores?
  4. Quais são seus intermediários?
  5. Quem são seus complementadores?
Quando definir quem vai comprar, o que vai ofertar, quem irá te abastecer, quem vai vender e quem vai influenciar o processo, você terá um mapa com a localização e relação de todos os elementos necessários para a geração de valor, conforme imagem de exemplo a seguir:

Baseado no modelo de Ron Adner
Com o mapa pronto, você deve identificar quais riscos afetam cada relação, buscando categoriza-los, por exemplo, verde quando estiver livre de ameaças, amarelo quando for afetado apenas por um dos riscos e vermelho quando for afetado pelos dois. Em seguida, pense nas soluções e mantenha seu projeto constantemente atualizado.

Matriz do Precursor

Ser o primeiro a explorar um conceito é vantajoso porque você sempre será lembrando como o visionário, mesmo que concorrentes entrem no mercado, sua empresa sempre será relacionada a ideia inovadora. O esforço para ganhar o consumidor é mínimo, você só precisa se esforçar para retê-lo.

O ponto a ser entendido, é que a vantagem do pioneiro não se aplica em todos os casos e nem em todos os momentos. Você precisa ser capaz de saber quando entrar primeiro e quando esperar, para isso você pode usar a ferramenta Matriz do Precursor, também criada por Ron Adner, que é baseada nessas quatro afirmações:
  • Se os desafios da execução e coinovação são mínimos, então o primeiro ganha.
  • Se o desafio da execução é menor, mas o da coinovação é maior, então o primeiro perde.
  • Se o desafio da execução é maior, mas o da coinovação é menor, então o melhor ganha.
  • Se os desafios da execução e coinovação são máximos, então é uma questão de qual desafio será resolvido primeiro.
Para facilitar a análise e compreensão dessa metodologia, se apoie nesse modelo visual, que divide as afirmativas em quatro quadrantes:

Baseado no modelo de Ron Adner

E como é sempre bom reforçar o conceito de Sankofa, vou repetir: nós precisamos buscar inspiração nos feitos de nossos ancestrais e inovar para o nosso povo! Não se trata apenas de abrir uma empresa inovadora, se trata de gerar valor para os negros.


Público alvo da inovação: população negra.

Por favor, diga o que achou desse conteúdo nos comentários e aproveite para compartilhar com afroempreendedores, no FACEBOOK ou LINKEDIN.

Ubuntu!

Comentários

Postagens mais visitadas