A Vantagem do Pioneiro
Você sai para almoçar, cerca de uma hora antes do normal, no
restaurante próximo ao seu trabalho, chegando lá percebe que é o primeiro na
fila do buffet. A comida está fresca, você vai poder escolher os melhores
pedaços de carne e pegar aquela camada de arroz soltinha que fica por cima.
Quando chega na mesa, a comida no prato ainda está quente, você está saboreando
a vantagem de ser pioneiro.
Esquema de Valor
Com o mapa pronto, você deve identificar quais riscos afetam
cada relação, buscando categoriza-los, por exemplo, verde quando estiver livre
de ameaças, amarelo quando for afetado apenas por um dos riscos e vermelho
quando for afetado pelos dois. Em seguida, pense nas soluções e mantenha seu
projeto constantemente atualizado.
Matriz do Precursor
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No artigo Competição de Mercado, expliquei que é mais vantajoso criar um nicho totalmente novo,
do que ficar disputando clientes em mercados saturados por concorrentes,
substitutos e alternativas. A questão é que isso não é algo fácil, por isso
dedicarei esse texto para te apresentar ferramentas estratégicas que vão te
ajudar na busca pela inovação.
Esquema de Valor
Para executar um processo inovador você pode, se apoiando no
Modelo das 4 Ações, reduzir atributos em excesso, eliminar os que forem
desnecessários, elevar aqueles que são mais desejados e criar elementos
inéditos.
O problema, como falei em Sankofa,
é que o foco exclusivo na execução coloca
sua inovação no caminho de dois grandes riscos:
ameaça da coinovação, quando
seu produto só é viável se os atores do setor forem capacitados para ele; e
risco da cadeia de adesão, quando
sua invenção precisa convencer complementadores, antes mesmo de ser aprovada pelo cliente final.
Lupa da Inovação, baseada no modelo de Ron Adner. |
O ecossistema inovador é extremamente complexo, sendo assim,
antes de colocar sua proposta em prática, é aconselhável que você se apoie na
ferramenta Esquema de Valor, de Ron Adner, que permite uma análise do ambiente
com base nesses cinco questionamentos:
- Quem é seu cliente final?
- O que é seu projeto?
- Quais são seus fornecedores?
- Quais são seus intermediários?
- Quem são seus complementadores?
Baseado no modelo de Ron Adner |
Matriz do Precursor
Ser o primeiro a explorar um conceito é vantajoso porque
você sempre será lembrando como o visionário, mesmo que concorrentes entrem no
mercado, sua empresa sempre será relacionada a ideia inovadora. O esforço para
ganhar o consumidor é mínimo, você só precisa se esforçar para retê-lo.
O ponto a ser entendido, é que a vantagem do pioneiro não se
aplica em todos os casos e nem em todos os momentos. Você precisa ser capaz de
saber quando entrar primeiro e quando esperar, para isso você pode usar a ferramenta
Matriz do Precursor, também criada por Ron Adner, que é baseada nessas quatro
afirmações:
- Se os desafios da execução e coinovação são mínimos, então o primeiro ganha.
- Se o desafio da execução é menor, mas o da coinovação é maior, então o primeiro perde.
- Se o desafio da execução é maior, mas o da coinovação é menor, então o melhor ganha.
- Se os desafios da execução e coinovação são máximos, então é uma questão de qual desafio será resolvido primeiro.
E como é sempre bom reforçar o conceito de Sankofa, vou repetir: nós precisamos
buscar inspiração nos feitos de nossos ancestrais e inovar para o nosso povo! Não se trata apenas de abrir uma empresa inovadora, se trata de gerar valor
para os negros.
Público alvo da inovação: população negra. |
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Ubuntu!
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