Escolhendo a Estratégia

Se você procurar a definição de estratégia em algum dicionário, provavelmente vai ler que se trata da coordenação de atos e recursos, para atingir um fim. Está certo, mas na área de negócios entendemos que essa arte não pode ser definida de uma única forma, sendo assim, o administrador Henry Mintzberg apresentou essas cinco definições, os 5 Ps da Estratégia:
  1. Plano - ações deliberadas para atingir um objetivo.
  2. Posição - posiciona a empresa de maneira vantajosa.
  3. Perspectiva – baseada na compreensão do ambiente.
  4. Pretexto - uma manobra para enganar a concorrência.
  5. Padrão – incorpora conhecimentos, habilidades e atitudes.

Geralmente os empresários vão desenvolvendo estratagemas no decorrer da atividade, conforme as necessidades ou acontecimentos internos e externos, o que funciona é padronizado e aquilo que falha é descartado. Não posso dizer que é uma atitude errada, mas agir sem planejar implica em riscos.

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Meu papel aqui é fornecer conteúdos que te ajudem a empreender com maior segurança, por isso vou te apresentar três modelos estratégicos, que você pode aplicar no seu negócio, afim de melhorar suas chances diante da competição de mercado.

Estratégia da Estabilidade

O crescimento geralmente é tratado como algo positivo, uma meta a ser alcançada, porém na natureza existe uma regra: quando maior o organismo, mais recursos ele consome. Num ambiente fértil, com grande disponibilidade de matéria, tempo, informação, força e espaço, uma organização pode crescer tranquilamente, mas num cenário de escassez, ela pode morrer de “fome”.

Antes de aumentar o ritmo de produção, entenda se os fornecedores são capazes de te acompanhar e busque saber se os clientes querem um volume maior dos seus produtos, evite o desperdício ao máximo. Também se atente ao risco de virar um monopólio, isso pode implicar em punições legais, que vão manchar a imagem da marca e implicar em custos.

Estratégia de Crescimento

Num ambiente propicio para expandir as operações, o estrategista terá o privilégio de poder escolher entre três táticas para fazer sua empresa crescer. Algumas dependem apenas das capacidades internas, mas outras vão exigir interações com o exterior e até mesmo um comportamento predatório. Explicarei isso nos próximos tópicos.

Integração Vertical

Dentro do ecossistema de negócios, sua empresa depende de fornecedores, intermediários e complementadores. Em alguns casos esse tipo de relacionamento interempresarial é positivo e duradouro, mas em outros um dos integrantes pode considerar os demais como ameaças. Nessa situação ocorre a integração vertical, que basicamente torna a empresa independente de atores externos.
  • Integração Vertical para Trás – produzirá os próprios insumos.
  • Integração Vertical para Frente – distribuirá os próprios produtos.

Ressalto que essa estratégia não se trata necessariamente de comprar seus fornecedores ou intermediários. Na integração vertical você pode interromper suas parcerias habituais para assumir seus papéis. Como exemplo, podemos imaginar um fabricante de lápis, que passa a plantar árvores, minerar o grafite e vender o produto final numa loja online.

Integração Horizontal

Algumas vezes uma única unidade não é suficiente para atender a demanda, nesses casos as empresas passam a abrir filiais, fazer franquias ou até mesmo comprar concorrentes. Essa tática permite que você aumente seu domínio geográfico e sua capacidade de atender clientes.

No caso de comprar concorrentes, também existe a possibilidade de ganhar seus principais consumidores e melhores funcionários de brinde. Isso geralmente ocorre quando uma instituição financeira assume as operações de outra.

Diversificação

Diversificar o portfólio de bens e serviços pode te ajudar a alcançar novos mercados e aumentar a lucratividade. Basicamente existem duas formas de fazer isso:
  • Diversificação relacionada – produtos semelhantes aos já vendidos.
  • Diversificação não relacionada – produtos distintos aos já vendidos.

Quando uma loja de bolos passa a vender pizzas, podemos entender que isso é uma diversificação relacionada, já que ambos são alimentos. Agora se a loja de bolos passar a vender roupas, além de uma situação inusitada, podemos dizer que se trata de diversificação não relacionada.

Estratégia de Redução

Eu sei que parece estranho, afinal, quem quer ser menor? Bem, não se trata de desejo, mas de necessidade. Os dinossauros nos ensinaram que ser grande nem sempre é uma vantagem, é mais fácil para os pequenos se esquivarem de detritos e encontrarem alimento numa situação caótica. Com as empresas não é diferente, num contexto de recursos limitados e custos altos, reduzir pode ser a única forma de sobreviver.
  • Rotatividade -  substituir ou eliminar elementos custosos e obsoletos.
  • Desinvestimento – parar de investir em negócios que não dão retorno.
  • Liquidação – abandonar as operações e fechar as portas.

Esse tipo de estratégia não é adota apenas em tempos de crise, muitas vezes a empresa está indo bem, mas percebe que terá um resultado melhor se parar de investir em determinado projeto para sustentar outro. Vemos muito dessa tática através da Netflix, que remove séries e filmes de seu catálogo com base no engajamento do público.

Aumentar, Reduzir & Estabilizar

É importante saber que estrategistas são influenciados constantemente pela noção de racionalidade limitada, descrita por Herbert A. Simon como, a ideia de que humanos precisam tomar decisões num ambiente complexo, tendo acesso limitado a dados e condições de processamento insuficientes. Em resumo, você nunca será capaz de conceber todas as possibilidades e nem saber se realmente escolheu a melhor ou a pior.

Nesse contexto, o que podemos fazer é estudar e acumular o máximo de informação relevante que pudermos, afim de atingir um nível satisfatório de conhecimento, que permita um processo decisório mais seguro e a escolha da melhor estratégia possível.


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