A Escola do Posicionamento
Em seu livro, Safári da Estratégia, Henry Mintzberg fala de
dez escolas estratégicas, mas dedica uma atenção especial à Escola do
Posicionamento, que tem origem em escritos militares da antiguidade, como A Arte da Guerra de Sun Tzu. Daí vem a ideia de que o mercado precisa ser visto
como um campo de batalha, onde só o exército com as melhores estimativas
defenderá sua posição.
Análise das Cinco Forças de Porter
As Três Estratégias de Porter
Cadeia de Valor de Porter
Nos anos 60, ela se manifestou por meio do surgimento de
marcos da consultoria, como a Boston Consulting Group. A partir de 1980, com o
trabalho de Michael Porter, essa escola passou a promover a aplicação de
soluções genéricas, baseadas na compreensão do ambiente de negócios.
Seguindo por essa linha de pensamento, as estratégias não
precisam ser desenvolvidas sobre medida para cada organização. Em tese, uma
empresa é afetada por fatores comuns, que ao serem identificados pelo
estrategista, podem ser "tratados" com uma ação genérica, ajustada às
necessidades empresa.
Nesse sentido, o consultor estratégico se assemelha a um
médico, que estuda os sintomas, apresenta um diagnóstico e prescreve o
tratamento. É sobre esse processo que vou falar nesse texto, apresentando três conceitos desenvolvidos por Michael Porter.
Análise das Cinco Forças de Porter
Essa ferramenta analítica considera que um cenário
competitivo é formado pela interação entre cinco tipos de atores, cada um deles
impondo um tipo de força de oposição ao seu negócio.
- O poder de barganha dos fornecedores.
- O poder de barganha dos clientes.
- A ameaça de novos entrantes.
- A ameaça de substitutos.
- A rivalidade entre concorrentes.
O fornecedor se torna um problema quando não existem outras
fontes de recursos essenciais, nesse caso sua empresa se torna refém de preços
e volumes mínimos de compra. Também existe o risco de um dos fornecedores se
tornar um concorrente direto, utilizando a estratégia de integração vertical para frente.
Poucos clientes, sensíveis aos preços e exigentes em termos
de qualidade do produto, podem se opor drasticamente ao seu negócio,
principalmente se eles tiverem outras opções de compra. Além disso, o cliente
pode aplicar a estratégia de integração vertical para trás, se tornando um
concorrente.
Mercados lucrativos, sem barreiras à entrada, podem atrair
novos participantes, que vão aumentar o leque de opções aos quais os
consumidores estarão expostos. Se os custos de produção forem baixos e não
existir nenhuma lei que restrinja o limite de participantes, o oceano azul não tardará em ficar vermelho.
Substitutos são empresas, que não oferecem exatamente o
mesmo tipo de produto que a sua, mas vão suprir o mesmo tipo de problema que
sua oferta supre. Refrigerante e água são produtos diferentes, mas ambos matam
a sede, o conceito é esse. Eles são ameaças quando seus bens e serviços são mais
baratos que os da sua organização, principalmente em situações de crise econômica.
Concorrentes sempre serão um problema, em especial nos casos
em que os produtos deles são melhores e mais baratos que os da sua empresa. Se
atente também ao acesso a recursos, capital e alcance geográfico deles.
Baseado no modelo de Porter |
Saiba exatamente quais são os principais representantes para
cada uma dessas forças, isso te dará a compreensão do mercado e permitirá que
você escolha uma das táticas que explicarei a seguir.
As Três Estratégias de Porter
Michael Porter inicialmente disse que para uma empresa
encontrar sua vantagem competitiva, ela pode oferecer o melhor produto ou o
produto mais barato. Posteriormente ele acrescentou a estratégia de foco, onde
a empresa escolhe um nicho especifico de clientes, entregando a oferta de menor
custo ou a de maior qualidade.
Baseado no modelo de Porter |
Embora eu respeite os modelos de Porter e siga os passos da
Escola do Posicionamento, acredito que escolher entre o menor custo ou a maior
diferenciação já não garante vantagem. Apenas as empresas que conseguirem
oferecer os melhores produtos pelos menores preços alcançarão uma verdadeira
posição vantajosa.
Organizações que conseguirem aplicar essas duas estratégias
simultaneamente, deixarão concorrentes e substitutos à margem do mercado. Elas
impedirão o surgimento de novos entrantes e prenderão seus clientes. Nesse
cenário, os fornecedores tratarão esses negócios como compradores
insubstituíveis.
O desafio é descobrir onde baixar os custos e quais áreas
serão responsáveis por melhorar o desempenho dos bens e serviços. A próxima
ferramenta pode ajudar nisso.
Cadeia de Valor de Porter
Segundo Porter, a vantagem competitiva pode ser encontrada
nas atividades primárias e de apoio, com base nessa ideia, ele desenvolveu a
ferramenta Cadeia de Valor, que analisa todo o processo organizacional, desde a
entrada dos insumos até o pós-venda. A imagem a seguir mostra a representação
visual dessa metodologia.
Baseado no modelo de Porter |
Atividades primárias se referem a cinco categorias de ações
necessárias para produzir e entregar valor organizacional:
- Logística Interna - armazenagem e transporte de recursos.
- Operações - ações que convertem os recursos em produtos finais.
- Logística Externa - armazenagem e distribuição dos produtos finais.
- Marketing e Vendas - divulgação e comercialização do produto final.
- Serviços - processo para reter e auxiliar os clientes.
Atividades de Apoio se tratam de quatro medidas adotadas
para permitir o bom funcionamento das atividades primárias:
- Infraestrutura da Empresa - contabilidade, jurídico e comercial.
- Gestão de Recursos Humanos - seleção, treinamento e retenção.
- Desenvolvimento de Tecnologia - pesquisa e desenvolvimento.
- Aquisição - compra de recursos para a geração de valor.
Esse método te dará a compreensão da margem entre o custo de
produção e o valor que os clientes percebem nos produtos de uma empresa, isso permite ao estrategista saber onde baixar preços e onde melhorar a qualidade.
Baseado no modelo de Porter |
Os conhecimentos da escola do posicionamento têm origens
milenares, mas até hoje são utilizados amplamente e com bons resultados nas
organizações. Entender esses conceitos pode te ajudar a obter uma vantagem
competitiva para o seu negócio.
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