Competição no Mercado


Se você empreende ou quer empreender, precisa ter consciência de que abrir uma empresa é entrar numa competição, você terá que disputar clientes com concorrentes diretos, substitutos e propostas alternativas.

O mercado é uma arena onde o último em pé vence, é possível conseguir isso batendo de frente com os oponentes ou se afastando e deixando que eles se combatam. Qual desses posicionamentos é melhor? Acompanhe e descubra!

Capa

Concorrentes

São empresas com produtos e estratégias similares às suas. Se você possui um cinema, então elas são donas de cinemas também.

A concorrência fica bastante evidente no mercado de refrigerantes, quando uma empresa lança uma linha diferenciada, por exemplo, "Zero Sugar", todas as outras lançam suas versões sem adição de açúcar.

Embora sejam posições parecidas, existe uma busca constante por um diferencial competitivo, seja no preço, sabor, aparência e entre outros atributos.

Substitutos

São empresas com produtos ligeiramente diferentes aos seus, mas que resolvem o mesmo problema, geralmente de uma forma mais barata. Seguindo com a ideia de que você empreende com um cinema, seus substitutos disponibilizam filmes numa plataforma de streaming.

Tenha em mente que água e suco de limão são produtos distintos, que matam a sede. Se por algum motivo o consumidor estiver impossibilitado de beber suco, nada o impede de tomar um copo d'água.

É interessante se perguntar: Se meu cliente não puder comprar meu produto e o dos meus concorrentes, a quem ele vai recorrer para suprir sua necessidade?

Alternativas

São produtos totalmente diferentes dos seus, mas que resolvem o mesmo problema. Você tem um cinema, suas alternativas têm parques de diversões, o propósito de ambos é entreter o público, o que muda é o método.

Nesse caso a emoção do cliente conta mais que a função do produto. Para aproveitar histórias, por exemplo, o consumidor poder ler um livro, assistir uma série ou ouvir músicas. Tudo vai depender de qual alternativa combina mais com o perfil dele em determinado momento.

O cliente pode adorar todas as alternativas, mas nem sempre será possível consumi-las simultaneamente. É preciso buscar entender o que é determinante para a escolha do público, talvez até mesmo tentar mesclar produtos distintos. Um jogo virtual pode contar uma história com músicas, experiência cinemática, leitura e ainda permitir a interação com o enredo.

No mercado, você pode bater ou correr

A pessoa identifica uma tendência e entra no jogo, oferecendo soluções iguais aos dos outros competidores, normalmente é assim que funciona. Se optar por esse posicionamento, busque diferenciar sua proposta ao máximo. Preço menor, maior qualidade, design atraente e marketing direcionado são algumas formas de se destacar.

De outra forma, você pode criar um mercado totalmente novo, com uma proposta inovadora, que supra necessidades até então inexploradas. Uma metodologia útil nesse caso é o Modelo das Quatro Ações, apresentado por W. Chan Kim & Rene Mauborgne, no livro A Estratégia do Oceano Azul, que se baseia nos seguintes questionamentos:
  • Que atributos devem ser reduzidos?
  • Que atributos devem ser eliminados?
  • Que atributos devem ser criados?
  • Que atributos devem ser elevados?

Pense nas características que podem ser eliminadas do produto e o quanto você vai economizar com isso. Entenda se o cliente realmente precisa da quantidade que você oferece, reduza o volume e cobre um preço menor dele. Crie ou agregue elementos à sua proposta, afim de complementar a experiência de consumo. Descubra qual é o atributo favorito dos clientes em relação à sua oferta, aumenta a qualidade dele.

Baseado no modelo de Kim & Mauborgne

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