Competição no Mercado
Se você empreende ou quer empreender, precisa ter
consciência de que abrir uma empresa é entrar numa competição, você terá que
disputar clientes com concorrentes diretos, substitutos e propostas
alternativas.
O mercado é uma arena onde o último em pé vence, é possível
conseguir isso batendo de frente com os oponentes ou se afastando e deixando
que eles se combatam. Qual desses posicionamentos é melhor? Acompanhe e descubra!
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Concorrentes
São empresas com produtos e estratégias similares às suas.
Se você possui um cinema, então elas são donas de cinemas também.
A concorrência fica bastante evidente no mercado de
refrigerantes, quando uma empresa lança uma linha diferenciada, por exemplo,
"Zero Sugar", todas as outras lançam suas versões sem adição de
açúcar.
Embora sejam posições parecidas, existe uma busca constante
por um diferencial competitivo, seja no preço, sabor, aparência e entre outros
atributos.
Substitutos
São empresas com produtos ligeiramente diferentes aos seus,
mas que resolvem o mesmo problema, geralmente de uma forma mais barata.
Seguindo com a ideia de que você empreende com um cinema, seus substitutos
disponibilizam filmes numa plataforma de streaming.
Tenha em mente que água e suco de limão são produtos
distintos, que matam a sede. Se por algum motivo o consumidor estiver
impossibilitado de beber suco, nada o impede de tomar um copo d'água.
É interessante se perguntar: Se meu cliente não puder
comprar meu produto e o dos meus concorrentes, a quem ele vai recorrer para
suprir sua necessidade?
Alternativas
São produtos totalmente diferentes dos seus, mas que
resolvem o mesmo problema. Você tem um cinema, suas alternativas têm parques de
diversões, o propósito de ambos é entreter o público, o que muda é o método.
Nesse caso a emoção do cliente conta mais que a função do
produto. Para aproveitar histórias, por exemplo, o consumidor poder ler um
livro, assistir uma série ou ouvir músicas. Tudo vai depender de qual alternativa
combina mais com o perfil dele em determinado momento.
O cliente pode adorar todas as alternativas, mas nem sempre
será possível consumi-las simultaneamente. É preciso buscar entender o que é
determinante para a escolha do público, talvez até mesmo tentar mesclar
produtos distintos. Um jogo virtual pode contar uma história com músicas,
experiência cinemática, leitura e ainda permitir a interação com o enredo.
No mercado, você pode bater ou correr
A pessoa identifica uma tendência e entra no jogo, oferecendo
soluções iguais aos dos outros competidores, normalmente é assim que funciona.
Se optar por esse posicionamento, busque diferenciar sua proposta ao máximo. Preço
menor, maior qualidade, design atraente e marketing direcionado são algumas formas de
se destacar.
De outra forma, você pode criar um mercado totalmente novo,
com uma proposta inovadora, que supra necessidades até então inexploradas. Uma
metodologia útil nesse caso é o Modelo das Quatro Ações, apresentado por W.
Chan Kim & Rene Mauborgne, no livro A Estratégia do Oceano Azul, que se baseia nos seguintes questionamentos:
- Que atributos devem ser reduzidos?
- Que atributos devem ser eliminados?
- Que atributos devem ser criados?
- Que atributos devem ser elevados?
Pense nas características que podem ser eliminadas do
produto e o quanto você vai economizar com isso. Entenda se o cliente realmente
precisa da quantidade que você oferece, reduza o volume e cobre um preço menor
dele. Crie ou agregue elementos à sua proposta, afim de complementar a
experiência de consumo. Descubra qual é o atributo favorito dos clientes em
relação à sua oferta, aumenta a qualidade dele.
Baseado no modelo de Kim & Mauborgne |
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