Componentes da Comunicação

Enquanto os europeus dependiam de mensageiros se deslocando, por grandes distâncias e longos períodos, para dar uma simples notícia, povos da África Ocidental transmitiam informações complexas, que percorriam quilômetros na velocidade do som. Nossos ancestrais utilizavam melodias geradas por tambores para emitir notas de falecimento, alertar invasões e até convocar cidades vizinhas para lutar contra os colonizadores.

A informação precisa ir e voltar.

Atualmente dispomos de diversos canais e ferramentas, que facilitam o diálogo com nossos clientes e colaboradores, mas precisamos saber como fazer isso de maneira satisfatória. Gerir uma empresa e liderar as pessoas que a compõem depende da capacidade de comunicar ideias de modo efetivo, por isso dedico as próximas linhas para te explicar os principais componentes da comunicação.

1. Emissor

Tudo começa com aquele que elabora e envia a mensagem, essa pessoa precisa ser responsável e reunir o máximo de informações sobre o assunto antes de passá-lo adiante. Não compartilhe nenhum dado sem ter certeza que é relevante e está correto, fake news são prejudiciais em qualquer situação.

Falhas na comunicação geralmente são causadas pelo emissor, que não conseguiu encontrar uma forma objetiva de se manifestar. Seja num diálogo interno ou numa campanha publicitária, busque ser claro no pensamento que pretende transmitir.

2. Mensagem

Esse é o componente essencial, se trata do conteúdo que vai circular por toda a cadeia de comunicação. Sua função é informar aquele que a recebe, por isso ela precisa ser descrita de modo coerente.

Nas empresas as mensagens podem vir embutidas em cartas comerciais, memorandos, ordens de serviço entre outras correspondências corporativas. Esse tipo de documentação precisa ser formal e estar de acordo com as normas ortográficas.

3. Código

Letras, notas musicais, números, emojis, gestos e hieróglifos, todos esses símbolos podem ser utilizados para codificar uma informação. Apenas tenha em mente que o receptor precisa ser capaz de decodificar a simbologia escolhida, afinal não faz sentido enviar dados em linguagem que o receptor não será capaz de decifrar.

Evite gírias, idiomas estrangeiros e palavras "sofisticadas", isso pode atrapalhar a compreensão e prejudicar a cadeia de comunicação como um todo. Não se comporte como uma esfinge, ser simples é mais eficiente do que ser complexo e enigmático.

4. Canal

Se trata do meio pelo qual a mensagem é enviada, pode ser uma rede social, um aplicativo de mensagens, e-mail ou telefonema. Se certifique de que todos os destinatários têm domínio do canal escolhido para transportar a mensagem.

São nos canais que a informação se depara com barreiras ou distorções que comprometem seu entendimento. Falarei mais sobre isso no próximo tópico.

5. Ruídos

A comunicação pode ser interrompida ou prejudicada por diversos fatores que são divididos em três categorias:

  • Pessoais -provocadas por valores e emoções;
  • Físicos - defeitos e ambiente;
  • Semânticos - erros na codificação ou decodificação.
Agressividade, barulho, quedas de sinal e erros gramaticais são exemplos de ruídos comuns em trocas de mensagens. No papel de líder você deve buscar combater esses problemas constantemente.

6. Receptor

Aquele que recebe a mensagem, pode ser um funcionário, parceiro de negócios, seu cliente ou até mesmo você. Como receptores precisamos ser bons ouvintes, demonstrando atenção e interesse total ao interlocutor.

No papel de emissores precisamos ser empáticos e lembrar constantemente que estamos nos comunicando com outros seres humanos, principalmente em diálogos online. Sem contato visual e protegidos pela distância, alguns tendem a se comunicar de maneira tóxica e isso é inadmissível.

7. Feedback

A tradução soa algo como "retroalimentar", mas pode ser entendida como uma resposta à mensagem. O feedback pode ser positivo ou negativo e costuma ser precedido pela seguinte sequência comportamental:

  1. Surpresa - a mensagem causa uma impressão inicial no receptor;
  2. Resistência -  costuma haver uma dificuldade de compreensão inicial;
  3. Reflexão - o receptor pondera sobre o assunto;
  4. Aceitação - o destinatário compreende a mensagem e a responde.
Independente do posicionamento, o feedback precisa ser coerente, respeitoso e útil ao receptor. Lembre-se, não existe comunicação sem resposta, as informações precisam fluir em todas as direções.

Honre a tradição dos tambores que falam.

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Ubuntu!

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