Componentes da Comunicação
Enquanto os europeus dependiam de mensageiros se deslocando,
por grandes distâncias e longos períodos, para dar uma simples notícia, povos
da África Ocidental transmitiam informações complexas, que percorriam
quilômetros na velocidade do som. Nossos ancestrais utilizavam melodias geradas
por tambores para emitir notas de falecimento, alertar invasões e até convocar
cidades vizinhas para lutar contra os colonizadores.
1. Emissor
2. Mensagem
3. Código
4. Canal
5. Ruídos
6. Receptor
7. Feedback
Atualmente dispomos de diversos canais e ferramentas, que
facilitam o diálogo com nossos clientes e colaboradores, mas precisamos saber
como fazer isso de maneira satisfatória. Gerir uma empresa e liderar as pessoas
que a compõem depende da capacidade de comunicar ideias de modo efetivo, por
isso dedico as próximas linhas para te explicar os principais componentes da
comunicação.
1. Emissor
Tudo começa com aquele que elabora e envia a mensagem, essa
pessoa precisa ser responsável e reunir o máximo de informações sobre o assunto
antes de passá-lo adiante. Não compartilhe nenhum dado sem ter certeza que é
relevante e está correto, fake news
são prejudiciais em qualquer situação.
Falhas na comunicação geralmente são causadas pelo emissor,
que não conseguiu encontrar uma forma objetiva de se manifestar. Seja num
diálogo interno ou numa campanha publicitária, busque ser claro no pensamento
que pretende transmitir.
2. Mensagem
Esse é o componente essencial, se trata do conteúdo que vai
circular por toda a cadeia de comunicação. Sua função é informar aquele que a
recebe, por isso ela precisa ser descrita de modo coerente.
Nas empresas as mensagens podem vir embutidas em cartas
comerciais, memorandos, ordens de serviço entre outras correspondências
corporativas. Esse tipo de documentação precisa ser formal e estar de acordo
com as normas ortográficas.
3. Código
Letras, notas musicais, números, emojis, gestos e hieróglifos, todos esses símbolos podem ser
utilizados para codificar uma informação. Apenas tenha em mente que o receptor
precisa ser capaz de decodificar a simbologia escolhida, afinal não faz sentido
enviar dados em linguagem que o receptor não será capaz de decifrar.
Evite gírias, idiomas estrangeiros e palavras
"sofisticadas", isso pode atrapalhar a compreensão e prejudicar a
cadeia de comunicação como um todo. Não se comporte como uma esfinge, ser
simples é mais eficiente do que ser complexo e enigmático.
4. Canal
Se trata do meio pelo qual a mensagem é enviada, pode ser
uma rede social, um aplicativo de mensagens, e-mail ou telefonema. Se
certifique de que todos os destinatários têm domínio do canal escolhido para
transportar a mensagem.
São nos canais que a informação se depara com barreiras ou
distorções que comprometem seu entendimento. Falarei mais sobre isso no próximo
tópico.
5. Ruídos
A comunicação pode ser interrompida ou prejudicada por
diversos fatores que são divididos em três categorias:
- Pessoais -provocadas por valores e emoções;
- Físicos - defeitos e ambiente;
- Semânticos - erros na codificação ou decodificação.
Agressividade, barulho, quedas de sinal e erros gramaticais
são exemplos de ruídos comuns em trocas de mensagens. No papel de líder você
deve buscar combater esses problemas constantemente.
6. Receptor
Aquele que recebe a mensagem, pode ser um funcionário,
parceiro de negócios, seu cliente ou até mesmo você. Como receptores precisamos
ser bons ouvintes, demonstrando atenção e interesse total ao interlocutor.
No papel de emissores precisamos ser empáticos e lembrar
constantemente que estamos nos comunicando com outros seres humanos,
principalmente em diálogos online. Sem contato visual e protegidos pela
distância, alguns tendem a se comunicar de maneira tóxica e isso é inadmissível.
7. Feedback
A tradução soa algo como "retroalimentar", mas
pode ser entendida como uma resposta à mensagem. O feedback pode ser positivo ou negativo e costuma ser precedido pela
seguinte sequência comportamental:
- Surpresa - a mensagem causa uma impressão inicial no receptor;
- Resistência - costuma haver uma dificuldade de compreensão inicial;
- Reflexão - o receptor pondera sobre o assunto;
- Aceitação - o destinatário compreende a mensagem e a responde.
Independente do posicionamento, o feedback precisa ser coerente, respeitoso e útil ao receptor.
Lembre-se, não existe comunicação sem resposta, as informações precisam fluir
em todas as direções.
Deixe seu feedback
nos comentários e aproveite para seguir a página do LINKEDIN, isso ajuda o blog a
melhorar.
Ubuntu!
Comentários
Postar um comentário