Entenda o que é Miopia em Marketing

A oftalmologia explica que uma pessoa míope consegue enxergar claramente objetos próximos, mas não aqueles que estão distantes. Doenças oftalmológicas são muito comuns entre humanos, mas eu já falei aqui que empresas costumam se comportar como organismos vivos, algumas até são acometidas por problemas de "saúde" semelhantes aos nossos.

De um dia para o outro, a demanda por um produto começa a cair. Diante desse desafio a organização se volta para dentro, procurando reduzir custos e manter sua margem de lucro. Com o tempo, a procura pelas soluções do negócio se torna nula. Os gestores mais uma vez olham para dentro sem entender o que aconteceu, ignorando que o motivo pela derrocada de seus produtos está do lado de fora.

Isso é Miopia em Marketing e eu vou te explicar mais sobre ela nas próximas linhas, acompanhe!

Sobre a Miopia em Marketing

Nos anos 60, Theodore Levitt entendeu que companhias muito focadas em produção e vendas ficam cegas para os interesses dos clientes, que vão se modificando com o passar do tempo.  Para esse pensador, a principal função das corporações é satisfazer os consumidores, produzindo e vendendo aquilo que eles desejam, indústrias que não compreendem isso sofrem daquilo que Levitt chamou de Miopia em Marketing.

O crescimento de um modelo empresarial depende do engajamento do público alvo, algo que só pode ser conquistado por meio da geração de valor. Pessoas são expostas diariamente à diversas propostas, então se você está tendo um mau desempenho comercial, talvez os seus clientes tenham encontrado bens e serviços mais atrativos que os seus.

Reconhecendo os sintomas

O principal indicio desse problema de visão são os empreendedores que não conseguem definir seu ramo de maneira assertiva, por exemplo, fabricantes de telefones dizendo estar no mercado telecomunicações, quando na verdade pertencem ao setor de tecnologia. Parece bobo, mas o enquadramento correto do negócio permite ao empresário perceber que pode ir além.

Outro sintoma é a produção e precificação não baseadas na percepção do consumidor. Processos decisórios que não levam o mercado em conta são grandes causadores de prejuízos empresariais, a esperança e o otimismo do proprietário não são suficientes para manter um negócio vivo. É necessário conhecer as necessidades do comprador e se focar em deixa-lo satisfeito.

Tratando o problema de visão

Já que a ideia é olhar o mais longe que puder, análise o comportamento de outras empresas, tanto as concorrentes quanto as de outros setores. Aprenda com suas melhores práticas e aprimore seus produtos afim de supera-las, não só nas funcionalidades, mas também nos preços.

Importante frisar que a ideia não é copiar outras organizações, mas sim aprender com elas e desenvolver bens e serviços superiores. Aproveite também para olhar os pontos fracos dos seus objetos de análise, os erros de terceiros são uma boa fonte de aprendizado.

Outra solução é realizar pesquisas de satisfação, elas vão dar uma boa ideia sobre as perspectivas dos clientes, permitindo que seu negócio desenvolva soluções que se adequem à realidade atual de seus consumidores.

A internet facilita muito esse processo, o próprio Google fornece uma ferramenta de questionários gratuita, que pode ser compartilhada facilmente na internet. As redes sociais também são boas aliadas na busca por compreender o público alvo, veja o que ele comenta e como avalia seu empreendimento.

Olho de Hórus
E aí, acha que esse conteúdo te ajudou a ver mais longe? Comenta aqui e não se esquece de avaliar o blog post, assim fica mais fácil para que eu entenda a sua percepção sobre meu trabalho.

Ubuntu!

Comentários

  1. Ótima e oportuna reflexão! Às vezes, enquanto gestores e produtores, perdemos de vista o contexto mais amplo, como as mudanças ocorridas no mercado, especialmente quanto às percepções do cliente (o nosso principal alvo!). Grato pela chamada de atenção.

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