Entenda o que é Miopia em Marketing
A oftalmologia explica que uma pessoa míope consegue
enxergar claramente objetos próximos, mas não aqueles que estão distantes.
Doenças oftalmológicas são muito comuns entre humanos, mas eu já falei aqui que
empresas costumam se comportar como organismos vivos, algumas até são
acometidas por problemas de "saúde" semelhantes aos nossos.
Sobre a Miopia em Marketing
Reconhecendo os sintomas
Tratando o problema de visão
Ubuntu!
De um dia para o outro, a demanda por um produto começa a
cair. Diante desse desafio a organização se volta para dentro, procurando
reduzir custos e manter sua margem de lucro. Com o tempo, a procura pelas
soluções do negócio se torna nula. Os gestores mais uma vez olham para dentro
sem entender o que aconteceu, ignorando que o motivo pela derrocada de seus
produtos está do lado de fora.
Isso é Miopia em Marketing e eu vou te explicar mais sobre
ela nas próximas linhas, acompanhe!
Sobre a Miopia em Marketing
Nos anos 60, Theodore Levitt entendeu que companhias muito
focadas em produção e vendas ficam cegas para os interesses dos clientes, que
vão se modificando com o passar do tempo.
Para esse pensador, a principal função das corporações é satisfazer os consumidores, produzindo e vendendo aquilo que eles desejam, indústrias
que não compreendem isso sofrem daquilo que Levitt chamou de Miopia em
Marketing.
O crescimento de um modelo empresarial depende do
engajamento do público alvo, algo que só pode ser conquistado por meio da
geração de valor. Pessoas são expostas diariamente à diversas propostas, então
se você está tendo um mau desempenho comercial, talvez os seus clientes tenham
encontrado bens e serviços mais atrativos que os seus.
Reconhecendo os sintomas
O principal indicio desse problema de visão são os
empreendedores que não conseguem definir seu ramo de maneira assertiva, por
exemplo, fabricantes de telefones dizendo estar no mercado telecomunicações, quando na verdade pertencem ao setor de tecnologia. Parece
bobo, mas o enquadramento correto do negócio permite ao empresário perceber que
pode ir além.
Outro sintoma é a produção e precificação não baseadas na
percepção do consumidor. Processos decisórios que não levam o mercado em conta
são grandes causadores de prejuízos empresariais, a esperança e o otimismo do
proprietário não são suficientes para manter um negócio vivo. É necessário
conhecer as necessidades do comprador e se focar em deixa-lo satisfeito.
Tratando o problema de visão
Já que a ideia é olhar o mais longe que puder, análise o
comportamento de outras empresas, tanto as concorrentes quanto as de outros
setores. Aprenda com suas melhores práticas e aprimore seus produtos afim de
supera-las, não só nas funcionalidades, mas também nos preços.
Importante frisar que a ideia não é copiar outras
organizações, mas sim aprender com elas e desenvolver bens e serviços
superiores. Aproveite também para olhar os pontos fracos dos seus objetos de
análise, os erros de terceiros são uma boa fonte de aprendizado.
Outra solução é realizar pesquisas de satisfação, elas vão dar uma boa ideia sobre as perspectivas dos
clientes, permitindo que seu negócio desenvolva soluções que se adequem à
realidade atual de seus consumidores.
A internet facilita muito esse processo, o próprio Google
fornece uma ferramenta de questionários gratuita, que pode ser compartilhada
facilmente na internet. As redes sociais também são boas aliadas na busca por
compreender o público alvo, veja o que ele comenta e como avalia seu
empreendimento.
Olho de Hórus |
E aí, acha que esse conteúdo te ajudou a ver mais longe?
Comenta aqui e não se esquece de avaliar o blog post, assim fica mais fácil
para que eu entenda a sua percepção sobre meu trabalho.
Ubuntu!
Ótima e oportuna reflexão! Às vezes, enquanto gestores e produtores, perdemos de vista o contexto mais amplo, como as mudanças ocorridas no mercado, especialmente quanto às percepções do cliente (o nosso principal alvo!). Grato pela chamada de atenção.
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