Pesquisa de Marketing

O principal recurso da empresa é a informação, sem ela o processo decisório se torna um jogo de roleta russa. Não se pode conquistar o cliente sem conhece-lo, por isso vou explicar como coletar dados para as decisões de marketing.


Sistema de Informação de Marketing

Ações empresarias precisam se basear no conhecimento dos ambientes interno e externo, isso aumenta as chances de alcançar vantagem competitiva. A função do SIM é monitorar o mercado para obter informações sobre consumidores, concorrentes, fornecedores e capacidades dos setores organizacionais.

Essa estrutura é formada por funcionários, ferramentas e métodos, que adquirem e transmitem apenas os conhecimentos necessários para a operação. O especialista, Philip Kotler, divide esse modelo em quatro subsistemas, registros, inteligência, apoio e pesquisa, abordarei o último nesse texto.

Pesquisa de Marketing

Ela é a base para a tomada de decisão mercadológica, pois permite medir a aceitação do cliente sobre a marca. A pesquisa pode ter característica qualitativa, buscando respostas subjetivas de um grupo especifico; ou quantitativa, levantando estatísticas com amostras populacionais.

Esses dois métodos são aplicados no mercado por meio de questionamentos, que podem ser abertos e fechados, feitos a clientes. Existem pelo menos treze tipos de questionários que você pode utilizar para obter opiniões sobre embalagem, preço, produto e afins:
  1. Perguntas dicotômicas - oferecem duas respostas possíveis.
  2. Perguntas abertas - a resposta é livre.
  3. Pergunta semiaberta - união das duas anteriores.
  4. Pergunta encadeadas - quando uma resposta depende da outra.
  5. Escala de Lickert - indica o grau de concordância ou discordância.
  6. Diferenças semânticas - uma escala de intensidade.
  7. Escala de importância - avalia a relevância para o cliente.
  8. Escala de valores - avaliação de atributos.
  9. Escala de intenção de compra - avalia a propensão do cliente comprar.
  10. Escala nominal - apresenta alternativas.
  11. Escala ordinal - características indicadas em ordem de importância.
  12. Escalas comparativas - avaliar o melhor e o pior.
  13. Escala de lembrança de marca - o cliente fala a primeira coisa que lembrar.

Defina o objetivo da pesquisa de marketing, escolha seu público alvo e determine o tipo de questionário a ser utilizado. Coloque as questões num formulário do Google e compartilhe nas redes sociais, é uma forma gratuita de conhecer seu cliente.

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