Pesquisa de Marketing
O principal recurso da empresa é a informação, sem ela o
processo decisório se torna um jogo de roleta russa. Não se pode conquistar o
cliente sem conhece-lo, por isso vou explicar como coletar dados para as decisões
de marketing.
Pesquisa de Marketing
Sistema de Informação de Marketing
Ações empresarias precisam se basear no conhecimento dos
ambientes interno e externo, isso aumenta as chances de alcançar vantagem
competitiva. A função do SIM é monitorar o mercado para obter informações sobre
consumidores, concorrentes, fornecedores e capacidades dos setores
organizacionais.
Essa estrutura é formada por funcionários, ferramentas e
métodos, que adquirem e transmitem apenas os conhecimentos necessários para a
operação. O especialista, Philip Kotler, divide esse modelo em quatro subsistemas, registros, inteligência,
apoio e pesquisa, abordarei o último nesse texto.
Pesquisa de Marketing
Ela é a base para a tomada de decisão mercadológica, pois
permite medir a aceitação do cliente sobre a marca. A pesquisa pode ter característica
qualitativa, buscando respostas subjetivas de um grupo especifico; ou
quantitativa, levantando estatísticas com amostras populacionais.
Esses dois métodos são aplicados no mercado por meio de
questionamentos, que podem ser abertos e fechados, feitos a clientes. Existem
pelo menos treze tipos de questionários que você pode utilizar para obter
opiniões sobre embalagem, preço, produto e afins:
- Perguntas dicotômicas - oferecem duas respostas possíveis.
- Perguntas abertas - a resposta é livre.
- Pergunta semiaberta - união das duas anteriores.
- Pergunta encadeadas - quando uma resposta depende da outra.
- Escala de Lickert - indica o grau de concordância ou discordância.
- Diferenças semânticas - uma escala de intensidade.
- Escala de importância - avalia a relevância para o cliente.
- Escala de valores - avaliação de atributos.
- Escala de intenção de compra - avalia a propensão do cliente comprar.
- Escala nominal - apresenta alternativas.
- Escala ordinal - características indicadas em ordem de importância.
- Escalas comparativas - avaliar o melhor e o pior.
- Escala de lembrança de marca - o cliente fala a primeira coisa que lembrar.
Defina o objetivo da pesquisa de marketing, escolha seu
público alvo e determine o tipo de questionário a ser utilizado. Coloque as
questões num formulário do Google e compartilhe nas redes sociais, é uma forma
gratuita de conhecer seu cliente.
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a comunidade se desenvolve em conjunto.
Ubuntu!
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