Modelo AIDA

É uma sexta à noite, está chovendo muito lá fora e sua melhor possibilidade de diversão é assistir um filme online. Numa olhada rápida pelo catálogo, um título, grafado sobre um belo pôster, chama sua atenção. Você abre o link e lê uma breve sinopse, que desperta seu interesse para a trama e personagens.

Depois de ver um trailer empolgante da produção, o desejo por saber como os heróis se encontrarão, quais desafios vão encarar e como derrotarão o vilão se torna incontrolável. A plataforma, como se estivesse lendo seus pensamentos, te mostra um botão de ação dizendo "assista agora".

Capa

Assim funciona o Modelo AIDA, um funil que direciona o cliente, da maneira mais satisfatória possível para ele, até a sua oferta. Nos próximos tópicos você vai conhecer cada um dos passos dessa metodologia, entendendo como aplica-los no seu processo de vendas.

Atenção

O consumidor precisa saber da existência do produto, você pode conseguir isso apelando para a visão, audição e até mesmo olfato dele. Faça um banner de divulgação atraente, use um slogan marcante e no caso de trabalhar com cosméticos ou alimentos, espalhe o aroma dos produtos no ar.

Interesse

As pessoas não compram nada sem saber exatamente o que é e para que serve, nessa etapa você precisa informar o cliente sobre o produto e suas características. Fale de todos os benefícios que ele dispõe e de problemas que ele resolve.

Desejo

Essa etapa é dedicada a fazer demonstrações, oferecer test drives e fornecer amostras grátis. Seus clientes precisam ver o produto em funcionamento para ter certeza de que vão adquiri-lo. Outra ação válida para gerar desejo é apresentar depoimentos de consumidores satisfeitos, as pessoas gostam de experimentar a felicidade das outras.

Ação

Por fim, facilite o processo de compra e consumo para o seu público. Ofereça diferentes formas de pagamento, diversifique seus canais de venda e se possível, conceda prazos maiores para o pagamento. Não se trata apenas de efetivar a venda, garanta que seu cliente voltará a comprar com você.

Modelo AIDA

Em 1898, E. St. Elmo Lewis descreveu o princípio do Modelo AIDA que, ainda hoje, fundamenta as estratégias de marketing. Dominar esse modelo é essencial para que as empresas consigam atrair e persuadir seus clientes, felizmente é um modelo simples de se compreender e aplicável em qualquer negócio.

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