Modelo AIDA
É uma sexta à noite, está chovendo muito lá fora e sua
melhor possibilidade de diversão é assistir um filme online. Numa olhada rápida
pelo catálogo, um título, grafado sobre um belo pôster, chama sua atenção. Você abre o link e lê uma
breve sinopse, que desperta seu interesse
para a trama e personagens.
Atenção
Interesse
Desejo
Ação
Depois de ver um trailer empolgante da produção, o desejo por saber como os heróis se encontrarão,
quais desafios vão encarar e como derrotarão o vilão se torna incontrolável. A
plataforma, como se estivesse lendo seus pensamentos, te mostra um botão de ação dizendo "assista agora".
Assim funciona o Modelo AIDA, um funil que direciona o
cliente, da maneira mais satisfatória possível para ele, até a sua oferta. Nos
próximos tópicos você vai conhecer cada um dos passos dessa metodologia,
entendendo como aplica-los no seu processo de vendas.
Atenção
O consumidor precisa saber da existência do produto, você
pode conseguir isso apelando para a visão, audição e até mesmo olfato dele.
Faça um banner de divulgação atraente, use um slogan marcante e no caso de
trabalhar com cosméticos ou alimentos, espalhe o aroma dos produtos no ar.
Interesse
As pessoas não compram nada sem saber exatamente o que é e para
que serve, nessa etapa você precisa informar o cliente sobre o produto e suas
características. Fale de todos os benefícios que ele dispõe e de problemas que
ele resolve.
Desejo
Essa etapa é dedicada a fazer demonstrações, oferecer test
drives e fornecer amostras grátis. Seus clientes precisam ver o produto em
funcionamento para ter certeza de que vão adquiri-lo. Outra ação válida para
gerar desejo é apresentar depoimentos de consumidores satisfeitos, as pessoas gostam de experimentar a felicidade das outras.
Ação
Por fim, facilite o processo de compra e consumo para o seu
público. Ofereça diferentes formas de pagamento, diversifique seus canais de
venda e se possível, conceda prazos maiores para o pagamento. Não se trata apenas de efetivar a venda, garanta que seu cliente voltará a comprar com você.
Em 1898, E. St. Elmo Lewis descreveu o princípio do Modelo AIDA
que, ainda hoje, fundamenta as estratégias de marketing. Dominar esse modelo é
essencial para que as empresas consigam atrair e persuadir seus clientes,
felizmente é um modelo simples de se compreender e aplicável em qualquer
negócio.
Por favor, comente caso tenha dúvidas ou contribuições.
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Ubuntu!
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