MODELANDO NEGÓCIOS COM O CANVAS


Quer empreender? Já empreende, mas gostaria de reestruturar sua empresa? Precisa atrair a atenção de investidores? Você pode conseguir isso tudo com modelos de negócios, protótipos de uma ideia empresarial, que têm a função de transmitir os principais elementos da organização, de maneira lógica e facilmente compreensível. Para modelar um negócio, você precisa apenas de uma caneta, uma folha de papel e a técnica Canvas, que vou te apresentar nesse blog post.

Imagem de Capa

Os 9 Componentes do Canvas

Os escritores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur apresentaram o Canvas no livro Business Model Generation, essa ferramenta permite descrever, visualizar, avaliar e modificar estruturas organizacionais de maneira lúdica. O quadro é dividido em nove componentes, que englobam as áreas de clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

Canvas: Baseado no modelo de Osterwalder & Pigneur

Os autores recomendam imprimir este gráfico em um pôster, colocá-lo na parede e preenche-lo com post-its coloridos, mas como eu disse no início, caneta e papel devem bastar. É importante seguir a sequência numerada, mostrada nos próximos tópicos, durante o preenchimento, ela respeita a ordem do processo de geração de valor, isso facilitará a compreensão da metodologia.

1. Segmentos de Clientes

Tudo começa com a definição do grupo de pessoas ou empresas que o seu modelo deve servir, os seus consumidores. Você precisa saber quais são suas características, necessidades e onde eles estão. Confira alguns tipos de segmentos que você pode atender:
  • Mercado de Massa - se sua solução pode atender qualquer grupo de cliente, por exemplo, um celular.
  • Nicho de Mercado - se sua solução atende um grupo especifico de consumidores, por exemplo, um celular com funcionalidades exclusivas para administradores.
  • Segmentado - quando suas soluções atendem grupos com necessidades sutilmente distintas, por exemplo, um celular para administradores e outro modelo para contadores.
  • Diversificado - quando produtos e serviços atendem grupos clientes com problemas totalmente distintos, por exemplo, um celular para administradores e um para médicos.
  • Plataforma Multilateral - quando um modelo depende de mais de um segmento para fazer sua proposta ter valor para o cliente, por exemplo, o celular precisa atrair o interesse do cliente final, dos desenvolvedores de aplicativos, operadoras e fornecedores de sistemas operacionais.

2. Proposta de Valor

O segundo passo do preenchimento do Canvas consiste em descrever o pacote de bens e serviços, que vai atender as necessidades dos segmentos de clientes. Aqui é importante pensar além das funcionalidades, apresentando os diferencias que fazem o consumidor valorizar a oferta de sua empresa.  A saber, sua proposta pode ter valor qualitativo:
  • Novidade - se não existir nada parecido no mercado.
  • Desempenho - quando seu produto é tecnicamente superior ao que está disponível no mercado.
  • Personalização - quando seu produto se adequa totalmente as necessidades dos consumidores.
  • Fazendo o que deve ser feito - se o seu produto cumpre o que promete.
  • Design - quando o visual do produto é determinante para a decisão de compra.
  • Marca/Status - se o cliente se sentir em posição de destaque ao usar seu produto.

Já o valor quantitativo pode ser percebido das seguintes formas:
  • Preço - quando o preço do produto é viável para o cliente.
  • Redução de custo - quando o produto representa economia para o cliente.
  • Redução de risco - quando seu produto fornece garantias, seguros e reparações.
  • Acessibilidade - se o seu produto puder ser utilizado por clientes que normalmente não poderiam consumi-lo.
  • Conveniência/Usabilidade - quando seus produtos são fáceis de usar.

3. Canais

Nesse componente você deve descrever os meios pelos quais sua empresa vai se comunicar com os clientes e entregar o valor a eles. As conexões entre organização e consumidor podem ocorrer com a utilização de canais próprios e/ou particulares, conforme exemplos a seguir:
  • Equipe de Vendas
  • Vendas na WEB
  • Lojas Próprias
  • Lojas Parceiras
  • Atacado

Independente de qual ou quais canais forem escolhidos, entenda que eles precisam ser utilizados para que o cliente tenha conhecimento sobre o produto, possa avaliar seus benefícios, realizar a compra, receber o pedido e ser auxiliado em caso de dúvidas ou defeitos.

4. Relacionamento com Clientes

Agora é o momento de estabelecer as estratégias de conquista e retenção de clientes. Lembre-se, a experiência que sua empresa proporcionará ao consumidor é vital para a decisão de compra, por isso escolha as categorias de relação que melhor se adequem ao perfil de seu público:
  • Assistência pessoal - baseada na interação humana, podendo acontecer de maneira presencial ou remota.
  • Assistência pessoal dedicada - cada cliente terá seu representante exclusivo, afim de estabelecer um relacionamento íntimo entre vendedor e comprador.
  • Self-Service - não existe interação, o cliente adquire os produtos conforme sua vontade.
  • Serviços automatizados - sistemas que reconhecem o comportamento do consumidor e oferecem produtos compatíveis com seu perfil.
  • Comunidades - grupos de clientes organizados pela organização, com o intuito de estimular o compartilhamento de experiências entre usuários.
  • Cocriação - o cliente participa do processo produtivo.

5. Fontes de Receita

Esse componente explica como a empresa vai conseguir dinheiro, isso pode ocorrer através de pagamento único ou resultante de pagamento constante. Os exemplos a seguir ilustram algumas maneiras de obter receita:
  • Venda de recursos - venda direta de um bem ou serviço.
  • Taxa de uso - o cliente paga um valor pelo tempo, intensidade ou quantidade que utilizar determinado produto.
  • Taxa de assinatura - o cliente paga um valor mensal para ter acesso continuo a um determinado bem ou serviço.
  • Empréstimos/Aluguéis/Leasing - direito temporário para usufruir um produto, concedido mediante pagamento.
  • Licenciamento - o usuário paga um valor para ter o direito de utilizar determinada propriedade intelectual.
  • Taxa de corretagem - valor obtido por meio de intermediação de transações entre terceiros.
  • Anúncios - valor obtido por divulgar marcas terceiras.

Essas fontes de receitas podem ser precificadas de maneiras distintas, através do mecanismo de precificação fixa:
  1. Preço de lista - o preço é fixado com base em variáveis estatísticas.
  2. Dependente da característica do produto - é determinado pela qualidade do produto.
  3. Dependente dos segmentos de clientes - é determinado pelo perfil econômico do cliente.
  4. Dependente do volume - o preço é determinado pela quantidade comprada.

Através do mecanismo de precificação dinâmica:
  • Barganha - tudo depende das habilidades de negociação do vendedor e do comprador.
  • Gerenciamento de produção - baseado no volume de estoque ou disponibilidade de um produto.
  • Mercado em tempo real - baseado na oferta e procura.
  • Leilões - quem pagar mais fica com o produto.

Canvas: Lado Direito (Criatividade)

6. Recursos Principais

Gerar valor demanda matéria prima, conhecimento, ferramentas e profissionais, é isso que precisa ser explicado nesse componente. Todos os itens descritos aqui são essências para o funcionamento de todo o modelo e se dividem nas seguintes categorias:
  • Físico - tudo aquilo que for tangível, por exemplo, imóveis, máquinas e veículos.
  • Intelectual - são intangíveis, por exemplo, marcas, patentes e bancos de dados.
  • Humano - os funcionários da empresa.
  • Financeiro - o dinheiro necessário para arcar com os custos de operação.

7. Atividades-Chave

Aqui o foco é voltado para determinar todas as ações necessárias para a geração de valor e manter o modelo de negócios funcionando. As atividades podem ser classificadas da seguinte forma:
  • Produção - desenvolvimento e entrega dos bens.
  • Resolução de problemas - desenvolvimento de serviços que atendam às necessidades do cliente.
  • Plataforma/Rede - gerenciamento da carteira de clientes, parceiros e produtos.

8. Parcerias Principais

Aqui você explica que pessoas ou empresas vão apoiar seu modelo de negócios, por meio de alianças estratégicas, coopetição, joint-venture ou fornecimento. Aqui vão algumas motivações comuns que levam a busca por parceiros:
  • Otimização e economia de escala - terceirização de serviços, alocação de recursos e infraestrutura compartilhada.
  • Redução de riscos e incertezas - empréstimos, seguros e investimentos.
  • Aquisição de recursos e atividades particulares - licenciamentos e franquias.

9. Estrutura de Custo

Por fim, todos os componentes anteriores resultam nos custos que você deve detalhar aqui. Basicamente existem duas estruturas, as direcionadas pelo custo, que mantem os gastos e o preço do produto baixos; e as direcionadas pelo valor, que se concentram em desenvolver propostas de alta qualidade. Esses custos podem ter as seguintes características:
  • Custos fixos - permanecem estáticos independente da produção, por exemplo, salários e aluguéis.
  • Custos variáveis - mudam de acordo com o volume de produção.
  • Economias de escala - podem diminuir à medida que a demanda aumenta.
  • Escopo de escopo - quanto maior o alcance das atividades, menor pode ser o custo.

Canvas: Lado Esquerdo (Lógica)

Procure combinar imagens junto com as descrições textuais, isso deixará a produção do Canvas divertida e o resultado final memorável.  Para que você tenha uma ideia de como esse mapa conceitual ficará ao ser concluído, deixo aqui um exemplo preenchido:

Canvas: Modelo de Osterwalder & Pigneur preenchido por Black, Blue & Business

Pronto, agora é só fazer o seu e se tiver dúvidas, basta perguntar nos comentários.

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