MODELANDO NEGÓCIOS COM O CANVAS
Quer empreender? Já empreende, mas gostaria de reestruturar
sua empresa? Precisa atrair a atenção de investidores? Você pode conseguir isso
tudo com modelos de negócios, protótipos de uma ideia empresarial, que têm a função
de transmitir os principais elementos da organização, de maneira lógica e
facilmente compreensível. Para modelar um negócio, você precisa apenas de uma
caneta, uma folha de papel e a técnica Canvas, que vou te apresentar nesse blog
post.
Imagem de Capa |
Os 9 Componentes do Canvas
Os escritores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur
apresentaram o Canvas no livro Business Model Generation, essa ferramenta permite descrever, visualizar,
avaliar e modificar estruturas organizacionais de maneira lúdica. O quadro é dividido
em nove componentes, que englobam as áreas de clientes, oferta, infraestrutura
e viabilidade financeira.
Canvas: Baseado no modelo de Osterwalder & Pigneur |
Os autores recomendam imprimir este gráfico em um pôster,
colocá-lo na parede e preenche-lo com post-its coloridos, mas como eu disse no
início, caneta e papel devem bastar. É importante seguir a sequência numerada,
mostrada nos próximos tópicos, durante o preenchimento, ela respeita a ordem do
processo de geração de valor, isso facilitará a compreensão da metodologia.
1. Segmentos de Clientes
Tudo começa com a definição do grupo de pessoas ou empresas
que o seu modelo deve servir, os seus consumidores. Você precisa saber quais
são suas características, necessidades e onde eles estão. Confira alguns tipos
de segmentos que você pode atender:
- Mercado de Massa - se sua solução pode atender qualquer grupo de cliente, por exemplo, um celular.
- Nicho de Mercado - se sua solução atende um grupo especifico de consumidores, por exemplo, um celular com funcionalidades exclusivas para administradores.
- Segmentado - quando suas soluções atendem grupos com necessidades sutilmente distintas, por exemplo, um celular para administradores e outro modelo para contadores.
- Diversificado - quando produtos e serviços atendem grupos clientes com problemas totalmente distintos, por exemplo, um celular para administradores e um para médicos.
- Plataforma Multilateral - quando um modelo depende de mais de um segmento para fazer sua proposta ter valor para o cliente, por exemplo, o celular precisa atrair o interesse do cliente final, dos desenvolvedores de aplicativos, operadoras e fornecedores de sistemas operacionais.
2. Proposta de Valor
O segundo passo do preenchimento do Canvas consiste em
descrever o pacote de bens e serviços, que vai atender as necessidades dos
segmentos de clientes. Aqui é importante pensar além das funcionalidades,
apresentando os diferencias que fazem o consumidor valorizar a oferta de sua
empresa. A saber, sua proposta pode ter valor
qualitativo:
- Novidade - se não existir nada parecido no mercado.
- Desempenho - quando seu produto é tecnicamente superior ao que está disponível no mercado.
- Personalização - quando seu produto se adequa totalmente as necessidades dos consumidores.
- Fazendo o que deve ser feito - se o seu produto cumpre o que promete.
- Design - quando o visual do produto é determinante para a decisão de compra.
- Marca/Status - se o cliente se sentir em posição de destaque ao usar seu produto.
Já o valor quantitativo pode ser percebido das
seguintes formas:
- Preço - quando o preço do produto é viável para o cliente.
- Redução de custo - quando o produto representa economia para o cliente.
- Redução de risco - quando seu produto fornece garantias, seguros e reparações.
- Acessibilidade - se o seu produto puder ser utilizado por clientes que normalmente não poderiam consumi-lo.
- Conveniência/Usabilidade - quando seus produtos são fáceis de usar.
3. Canais
Nesse componente você deve descrever os meios pelos quais
sua empresa vai se comunicar com os clientes e entregar o valor a eles. As
conexões entre organização e consumidor podem ocorrer com a utilização de
canais próprios e/ou particulares, conforme exemplos a seguir:
- Equipe de Vendas
- Vendas na WEB
- Lojas Próprias
- Lojas Parceiras
- Atacado
Independente de qual ou quais canais forem escolhidos,
entenda que eles precisam ser utilizados para que o cliente tenha conhecimento
sobre o produto, possa avaliar seus benefícios, realizar a compra, receber o
pedido e ser auxiliado em caso de dúvidas ou defeitos.
4. Relacionamento com Clientes
Agora é o momento de estabelecer as estratégias de conquista
e retenção de clientes. Lembre-se, a experiência que sua empresa proporcionará
ao consumidor é vital para a decisão de compra, por isso escolha as categorias
de relação que melhor se adequem ao perfil de seu público:
- Assistência pessoal - baseada na interação humana, podendo acontecer de maneira presencial ou remota.
- Assistência pessoal dedicada - cada cliente terá seu representante exclusivo, afim de estabelecer um relacionamento íntimo entre vendedor e comprador.
- Self-Service - não existe interação, o cliente adquire os produtos conforme sua vontade.
- Serviços automatizados - sistemas que reconhecem o comportamento do consumidor e oferecem produtos compatíveis com seu perfil.
- Comunidades - grupos de clientes organizados pela organização, com o intuito de estimular o compartilhamento de experiências entre usuários.
- Cocriação - o cliente participa do processo produtivo.
5. Fontes de Receita
Esse componente explica como a empresa vai conseguir
dinheiro, isso pode ocorrer através de pagamento único ou resultante de
pagamento constante. Os exemplos a seguir ilustram algumas maneiras de obter
receita:
- Venda de recursos - venda direta de um bem ou serviço.
- Taxa de uso - o cliente paga um valor pelo tempo, intensidade ou quantidade que utilizar determinado produto.
- Taxa de assinatura - o cliente paga um valor mensal para ter acesso continuo a um determinado bem ou serviço.
- Empréstimos/Aluguéis/Leasing - direito temporário para usufruir um produto, concedido mediante pagamento.
- Licenciamento - o usuário paga um valor para ter o direito de utilizar determinada propriedade intelectual.
- Taxa de corretagem - valor obtido por meio de intermediação de transações entre terceiros.
- Anúncios - valor obtido por divulgar marcas terceiras.
Essas fontes de receitas podem ser precificadas de maneiras
distintas, através do mecanismo de precificação fixa:
- Preço de lista - o preço é fixado com base em variáveis estatísticas.
- Dependente da característica do produto - é determinado pela qualidade do produto.
- Dependente dos segmentos de clientes - é determinado pelo perfil econômico do cliente.
- Dependente do volume - o preço é determinado pela quantidade comprada.
Através do mecanismo de precificação dinâmica:
- Barganha - tudo depende das habilidades de negociação do vendedor e do comprador.
- Gerenciamento de produção - baseado no volume de estoque ou disponibilidade de um produto.
- Mercado em tempo real - baseado na oferta e procura.
- Leilões - quem pagar mais fica com o produto.
Canvas: Lado Direito (Criatividade) |
6. Recursos Principais
Gerar valor demanda matéria prima, conhecimento, ferramentas
e profissionais, é isso que precisa ser explicado nesse componente. Todos os
itens descritos aqui são essências para o funcionamento de todo o modelo e se
dividem nas seguintes categorias:
- Físico - tudo aquilo que for tangível, por exemplo, imóveis, máquinas e veículos.
- Intelectual - são intangíveis, por exemplo, marcas, patentes e bancos de dados.
- Humano - os funcionários da empresa.
- Financeiro - o dinheiro necessário para arcar com os custos de operação.
7. Atividades-Chave
Aqui o foco é voltado para determinar todas as ações
necessárias para a geração de valor e manter o modelo de negócios funcionando.
As atividades podem ser classificadas da seguinte forma:
- Produção - desenvolvimento e entrega dos bens.
- Resolução de problemas - desenvolvimento de serviços que atendam às necessidades do cliente.
- Plataforma/Rede - gerenciamento da carteira de clientes, parceiros e produtos.
8. Parcerias Principais
Aqui você explica que pessoas ou empresas vão apoiar seu
modelo de negócios, por meio de alianças estratégicas, coopetição,
joint-venture ou fornecimento. Aqui vão algumas motivações comuns que levam a
busca por parceiros:
- Otimização e economia de escala - terceirização de serviços, alocação de recursos e infraestrutura compartilhada.
- Redução de riscos e incertezas - empréstimos, seguros e investimentos.
- Aquisição de recursos e atividades particulares - licenciamentos e franquias.
9. Estrutura de Custo
Por fim, todos os componentes anteriores resultam nos custos
que você deve detalhar aqui. Basicamente existem duas estruturas, as direcionadas
pelo custo, que mantem os gastos e o preço do produto baixos; e as direcionadas
pelo valor, que se concentram em desenvolver propostas de alta qualidade.
Esses custos podem ter as seguintes características:
- Custos fixos - permanecem estáticos independente da produção, por exemplo, salários e aluguéis.
- Custos variáveis - mudam de acordo com o volume de produção.
- Economias de escala - podem diminuir à medida que a demanda aumenta.
- Escopo de escopo - quanto maior o alcance das atividades, menor pode ser o custo.
Canvas: Lado Esquerdo (Lógica) |
Procure combinar imagens junto com as descrições textuais,
isso deixará a produção do Canvas divertida e o resultado final memorável. Para que você tenha uma ideia de como esse
mapa conceitual ficará ao ser concluído, deixo aqui um exemplo preenchido:
Canvas: Modelo de Osterwalder & Pigneur preenchido por Black, Blue & Business |
Pronto, agora é só fazer o seu e se tiver dúvidas, basta
perguntar nos comentários.
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Ubuntu!
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