Estabelecendo Objetivos com Balanced Scorecard
Não dá para sair do lugar sem saber onde ir, uma organização
precisa ter objetivos bem definidos, eles podem ser estabelecidos com apoio da
ferramenta Balanced Scorecard (BSC), desenvolvida por Robert Kaplan e David
Norton, com intuito de permitir a definição de estratégias sob quatro
perspectivas, que serão abordadas nesse texto.
Objetivos, BSC e o Mapa Estratégico
O mapa estratégico complementa o BSC, proporcionando uma compreensão visual da conexão entre os objetivos, que compõem cada uma dessas quatro perspectivas de negócio:
Objetivos, BSC e o Mapa Estratégico
O objetivo é a descrição da posição que sua empresa pretende
ocupar, o direcionamento que guia o modelo em direção às conquistas futuras,
por exemplo, se tornar referência no atendimento a clientes.
Mapa estratégico com base em Kaplan e Norton |
O mapa estratégico complementa o BSC, proporcionando uma compreensão visual da conexão entre os objetivos, que compõem cada uma dessas quatro perspectivas de negócio:
- Perspectiva Financeira: o que os acionistas esperam?
- Perspectiva dos Clientes: de que os consumidores precisam?
- Perspectiva Interna: o que precisa ser feito?
- Perspectiva de Crescimento: como a empresa vai se desenvolver?
Defina os objetivos de
cima para baixo, do financeiro até o crescimento, os relacionando no
sentido de causa e efeito, conforme imagem a seguir:
Perceba que é traçado um caminho, de baixo para cima, indicando os passos que precisam ser dados para
atingir os objetivos. A empresa não pode alcançar bons resultados financeiros
sem atender as necessidades dos clientes. Os consumidores só ficarão
satisfeitos se os processos internos resultarem em valor para eles. Por sua
vez, as operações internas só serão bem executadas se a organização investir
nelas.
Gostou? Ficou com alguma dúvida? Comenta e aproveita para
compartilhar o conteúdo com outros afroempreendedores no FACEBOOK
e LINKEDIN.
UBUNTU!
Comentários
Postar um comentário