Estabelecendo Objetivos com Balanced Scorecard

Não dá para sair do lugar sem saber onde ir, uma organização precisa ter objetivos bem definidos, eles podem ser estabelecidos com apoio da ferramenta Balanced Scorecard (BSC), desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton, com intuito de permitir a definição de estratégias sob quatro perspectivas, que serão abordadas nesse texto.

Capa

Objetivos, BSC e o Mapa Estratégico

O objetivo é a descrição da posição que sua empresa pretende ocupar, o direcionamento que guia o modelo em direção às conquistas futuras, por exemplo, se tornar referência no atendimento a clientes.

Mapa estratégico com base em Kaplan e Norton

O mapa estratégico complementa o BSC, proporcionando uma compreensão visual da conexão entre os objetivos, que compõem cada uma dessas quatro perspectivas de negócio:
  1. Perspectiva Financeira: o que os acionistas esperam?
  2. Perspectiva dos Clientes: de que os consumidores precisam?
  3. Perspectiva Interna: o que precisa ser feito?
  4. Perspectiva de Crescimento: como a empresa vai se desenvolver?

Defina os objetivos de cima para baixo, do financeiro até o crescimento, os relacionando no sentido de causa e efeito, conforme imagem a seguir:

Mapa Estratégico com base em Kaplan e Norton

Perceba que é traçado um caminho, de baixo para cima, indicando os passos que precisam ser dados para atingir os objetivos. A empresa não pode alcançar bons resultados financeiros sem atender as necessidades dos clientes. Os consumidores só ficarão satisfeitos se os processos internos resultarem em valor para eles. Por sua vez, as operações internas só serão bem executadas se a organização investir nelas.

Malcolm X

Gostou? Ficou com alguma dúvida? Comenta e aproveita para compartilhar o conteúdo com outros afroempreendedores no FACEBOOK e LINKEDIN.

UBUNTU!

Comentários

Postagens mais visitadas