Objetivos da Empresa & Interesses Pessoais


Sejamos sinceros, nós empreendemos para ganhar dinheiro, gerando valores específicos, para determinados clientes. No início do negócio, vendemos nossos carros, deixamos de sair e economizamos onde mais for possível, tudo para ter condições de investir no crescimento da organização.

Um dia, depois de muito esforço, a empresa se torna autossuficiente e você pode parar de tirar do próprio bolso, para garantir a sobrevivência dela. O problema, nesse momento, é que alguns empreendedores passam a utilizar a receita do empreendimento para suprir seus caprichos, travando o desenvolvimento do modelo.

Capa

Contas Empresariais X Contas Pessoais

Agora imagine que está trabalhando numa grande empresa, o presidente comunica que vai demitir 25% dos funcionários para cortar custos, você será um dos demitidos. Ao chegar em casa, você entra no Instagram e dá de cara com a atualização do presidente, ele está comemorando a compra de um Iate. No mínimo, você vai ficar com muita raiva, não é mesmo?

O dinheiro da empresa não é o dinheiro do empresário. A principal função da receita é permitir a manutenção do negócio, qualificando profissionais e pagando seus salários. Um empreendedor consciente sabe que benefícios vêm depois das responsabilidades. Aqui vão algumas dicas de como os recursos da empresa devem ser empregados:
  • Pague os impostos.
  • Reserve para emergências.
  • Remunere seus funcionários.
  • Otimize o valor para o cliente.
  • Invista no crescimento da empresa.
  • Seja responsável ao estipular o salário dos sócios.
  • Tire do seu bolso, não das pessoas que dependem de você.
É perfeitamente compreensível que o proprietário tenha participação nos lucros e até mesmo uma remuneração mensal fixa, mas é apenas esse dinheiro que ele deve destinar aos gastos pessoais. Usar recursos empresariais ou capital próprio, que poderiam ser usados na evolução da empresa, para adquirir bens particulares é, além de um erro estratégico, uma falha moral.

E aí, o que achou do conteúdo? Responda nos comentários e aproveite para compartilhar no FACEBOOK ou LINKEDIN com outros afroempreendedores.

UBUNTU!

Comentários

Postagens mais visitadas