Seis Princípios do Contágio


Milhares de visualizações, compartilhamentos, avaliações e seguidores instantâneos, esse é o poder de um conteúdo viral. Infelizmente não existe uma fórmula mágica para conseguir isso, diversas empresas fazem investimentos milionários em campanhas de marketing e não obtém engajamento superior ao vídeo de um idoso fazendo slime.

Por que alguns produtos pegam e outros não? É isso que Jonah Berger tenta responder no seu livro, Contágio, obra que apresenta meia dúzia de maneiras de deixar conteúdos propensos a se tornarem virais. Nos próximos tópicos, abordaremos cada um dos seis princípios do contágio.

Capa: Seis Princípios do Contágio

1. Moeda Social

Seres humanos são formas de vida sociais, isso faz com que gostemos, ou ao menos tenhamos necessidade, de interagir com nossos semelhantes, no entanto um bom diálogo depende de um assunto relevante. Pense na impressão que seus consumidores querem causar ao compartilhar suas publicações ou indicar seus produtos:
  • Parecer confiável;
  • Parecer inteligente;
  • Parecer descolado.

Mecânicas de jogo, com pontuações ou prêmios, também são formas de estimular a boca a boca sobre sua marca. As pessoas gostam de exibir suas coleções de tazos com cheiro de Fandangos.

2. Gatilhos

Quando você olha para uma caneca provavelmente deve pensar em café, esse é o conceito de gatilho mental, um produto que te faz lembrar de outro. Pense no meio em que seus clientes estão inseridos e nos elementos que o compõem, quais objetos e acontecimentos podem fazer as pessoas lembrarem de você? Estimule os sentidos de seus consumidores com:
  • Cores;
  • Sons;
  • Aromas;
  • Sabores;
  • Sensações.

No inverno pessoas pensam em jaquetas e no verão em sorvete, busque fazer esse tipo de relação ao idealizar um bem ou serviço.

3. Emoção

Sabem por que vídeos de gatinhos e bebês abraçando pitbulls fazem tanto sucesso? Simples, porque são fofos, as se sentem bem ao ver essas cenas. Isso vale para o tipo oposto de imagens, filmes de terror fazem sucesso porque pessoas gostam da sensação de medo controlado que eles causam. Crie um clima para vender suas ideias:
  • Mistério;
  • Excitação;
  • Revelação.

Apenas tome cuidado com emoções negativas, tomar sustos no cinema é divertido porque depois as pessoas vão achar graça nisso. A ideia é fazer as pessoas gostarem de você, não o oposto.

4. Público

Se têm muitas pessoas usando um serviço, a tendência é que a visibilidade dele aumente e novos usuários se sintam confiantes para fazer parte do "clube". Filas têm esse efeito, se várias pessoas estão dispostas a aguardar, muitas vezes em pé, é porque o produto deve ser bom. Implante iniciativas que tornem seu produto popular:
  • Sistema de avaliações;
  • Convite ao compartilhamento;
  • Fotos de usuários satisfeitos consumindo o produto;
  • Opinião de especialistas;
  • Pessoas famosas usando a marca.

Quanto mais falarem do seu empreendimento, mais visível ele fica.

5. Valor Prático

Como sua oferta pode ajudar as pessoas?  Se um amigo te pedir que você recomende um dentista, quem você vai indicar e por quê? As pessoas gostam de ajudar, isso faz com que elas se sintam úteis, nesse sentido, fazer um bom trabalho é uma boa forma de ganhar visibilidade, afinal, ninguém recomenda uma empresa que presta um mal serviço. Procure agregar elementos que representem valor para o cliente:
  • Design;
  • Desempenho;
  • Durabilidade;
  • Custo benefício;
  • Status.

Se um cliente tiver uma boa experiência de consumo, ele provavelmente vai te recomendar quando tiver oportunidade.

6. Histórias

Em seu livro, Berger diz que a informação viaja disfarçada de conversa fiada, ele falou isso porque ao longo das eras, seres humanos ensinam por meio de contos. Entregue a famosa moral da história ao vender seus produtos, adicione características de enredo em sua estratégia comercial:
  • Cenários;
  • Personagens;
  • Objetos;
  • Acontecimentos.

Narrativas predem nossa atenção e despertam emoções, isso as torna memoráveis, como o filme do Pantera Negra e todas as mensagens explicitas e implícitas que ele transmite sobre representatividade e cultura africana.

Princípios do Contágio de Jonah Berger

Reforço aqui que os seis princípios de contágio não são garantias de sucesso, eles respondem a característica viral de alguns conteúdos e aumentam as chances de um conceito se espalhar, mas os interesses dos consumidores são complexos demais para serem conquistados com uma "receita de bolo". Busque entender as necessidades de seus clientes e sempre entregar o melhor para eles.

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Ubuntu!

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