AUMENTE A QUALIDADE PARA O CLIENTE


A receita da empresa precisa permitir sua sobrevivência e crescimento, porém clientes buscam bens e serviços de qualidade por um preço baixo. Nesse cenário, a organização deve ser capaz de reduzir os custos de produção, aumentar o valor percebido dos produtos e cobrar de maneira competitiva.

Neste blog post vou falar de métodos que podem ser utilizados para converter a economia nos processos produtivos em benefícios para os consumidores.

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PDCA

Ferramenta desenvolvida por William Edwards Deming, sua sigla significa plan, do, check & act, que no Brasil foi traduzida para planejar, desenvolver, controlar e ajustar. Se trata de um método cíclico de gestão da qualidade e melhoria continua dos processos empresariais, nos próximos tópicos falarei de cada uma de suas etapas:
  • P - Aqui são definidos os objetivos e passos para alcança-los.
  • D - Nessa etapa são realizados o treinamento e o engajamento nas atividades.
  • C - Em seguida, são feitas verificações sobre o desempenho das execuções.
  • A - Por fim, os erros identificados na etapa anterior são corrigidos.

Essa metodologia é cíclica, então após os ajustes, é necessário voltar ao planejamento das operações, isso vai promover uma melhoria continua da qualidade.

MASP

O método de Análise e Solução de Problemas, desenvolvido por Vicente Falconi, é um complemento ao PDCA e se desdobra em oito fases que serão explicadas na sequência:
  1. Identificação do Problema - se atente para reclamações dos clientes.
  2. Observação - investigue e faça registros das ocorrências.
  3. Análise para Descobrir Causas - considere hipóteses, ideias e sugestões.
  4. Plano de Ação - desenvolva medidas preventivas e corretivas.
  5. Ação para Eliminar Causas - procure as raízes dos problemas identificados.
  6. Verificação da Eficácia da Ação – veja o desempenho das soluções.
  7. Padronização - formalize as medidas corretivas.
  8. Conclusão - relacione e catalogue todos os problemas encontrados.

Combine PDCA e MASP para identificar problemas e promover a melhoria continua de processos e produtos.

PDCA/MASP

Use esses modelos para identificar e solucionar os problemas de sua empresa, mas não se esqueça, qualquer economia de custo deve ser revertida em beneficio para o cliente. Aproveite a folga monetária para aumentar a qualidade e quantidade de seus produtos e tente oferece-los aos consumidores por um preço menor.

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