AUMENTE A QUALIDADE PARA O CLIENTE
A receita da empresa precisa permitir sua sobrevivência e
crescimento, porém clientes buscam bens e serviços de qualidade por um preço
baixo. Nesse cenário, a organização deve ser capaz de reduzir os custos de
produção, aumentar o valor percebido dos produtos e cobrar de maneira
competitiva.
Neste blog post vou falar de métodos que podem ser
utilizados para converter a economia nos processos produtivos em benefícios
para os consumidores.
Imagem de Capa |
PDCA
Ferramenta desenvolvida por William Edwards Deming, sua sigla significa plan, do, check & act,
que no Brasil foi traduzida para planejar, desenvolver, controlar e ajustar. Se
trata de um método cíclico de gestão da qualidade e melhoria continua dos
processos empresariais, nos próximos tópicos falarei de cada uma de suas
etapas:
- P - Aqui são definidos os objetivos e passos para alcança-los.
- D - Nessa etapa são realizados o treinamento e o engajamento nas atividades.
- C - Em seguida, são feitas verificações sobre o desempenho das execuções.
- A - Por fim, os erros identificados na etapa anterior são corrigidos.
Essa metodologia é cíclica, então após os ajustes, é
necessário voltar ao planejamento das operações, isso vai promover uma melhoria
continua da qualidade.
MASP
O método de Análise e
Solução de Problemas, desenvolvido por Vicente
Falconi, é um complemento ao PDCA e se desdobra em oito fases que serão
explicadas na sequência:
- Identificação do Problema - se atente para reclamações dos clientes.
- Observação - investigue e faça registros das ocorrências.
- Análise para Descobrir Causas - considere hipóteses, ideias e sugestões.
- Plano de Ação - desenvolva medidas preventivas e corretivas.
- Ação para Eliminar Causas - procure as raízes dos problemas identificados.
- Verificação da Eficácia da Ação – veja o desempenho das soluções.
- Padronização - formalize as medidas corretivas.
- Conclusão - relacione e catalogue todos os problemas encontrados.
Combine PDCA e MASP para identificar problemas e promover a
melhoria continua de processos e produtos.
PDCA/MASP |
Use esses modelos para identificar e solucionar os problemas
de sua empresa, mas não se esqueça, qualquer economia de custo deve ser
revertida em beneficio para o cliente. Aproveite a folga monetária para
aumentar a qualidade e quantidade de seus produtos e tente oferece-los aos consumidores
por um preço menor.
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Ubuntu!
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